DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Igreja de Nossa Senhora da Conceição recebe penúltimo concerto do Festival Internacional de Órgão

None Ver Galeria

O penúltimo concerto do 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira, evento promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direcção Regional da Cultura, realiza-se amanhã, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Machico.

A organista uruguaia, Cristina García Banegas, que na última quinta-feira tocou na Igreja do Colégio, apresentará um concerto sob o tema 'A tradição hispânica no Novo Mundo'.

Sobre este concerto, refira-se que a acção colonizadora de Espanha e Portugal transportou para as regiões do Novo Mundo as várias vertentes da cultura ocidental. No campo musical e especificamente organístico, regista-se a deslocação de organistas, assim como o transporte de instrumentos que viriam a equipar as igrejas recém-construídas. Após esta fase inicial viria a desenvolver-se toda uma actividade local que, embora fortemente dependente da herança europeia, absorveria muitos traços da cultura local. No órgão da igreja de Machico (o mais antigo da Madeira), Cristina García Banegas oferece uma viagem por esse legado multi-cultural.

A organista explica ainda: "enquanto peças litúrgicas, tientos e sonatas eram cultivados nas catedrais barrocas, um repertório diferente foi desenvolvido nas reducciones fundadas pelos jesuítas entre vários grupos indígenas, e por vezes estigmatizadas coletivamente sob a designação de reino jesuíta ou república jesuíta do Paraguai. Nem Paraguai, nem reino, nem república: a música que temos hoje provém das missões jesuíticas de Chiquitos (Bolívia). O seu desenvolvimento foi regido mais pelo conhecido pragmatismo da Ordem do que pela aplicação de qualquer teoria política – e os jesuítas fizeram da obediência ao rei de Espanha um princípio e uma bandeira do seu trabalho. Mas trabalharam nas bases jesuítas do resto do território: introduziram nas suas missões apenas o que coincidia com os princípios que professavam, incluindo as disposições reais. Assim, o repertório musical tem aspeto distinto, incluindo a música de órgão".

O 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira começou, no passado dia 13 de Outubro, e vai decorrer até domingo, dia 22. O último concerto terá lugar no Convento de Santa Clara. O programa do Festival pode ser consultado em https://festivaldeorgao.madeira.gov.pt/

Programa

Coletânea Antonio Martín y Coll (1702-1708)

¬ Preludio y Diferencias sobre la Gayta

¬ Tarantela

¬ Canarios

¬ Tamborilero

Manuscrito San Antonio Abad (Perú, séc XVII 17th c.)

¬ Verso solo para bajoncillo

Archivo Histórico Arquidiocesano de Guatemala

¬ Tiento de primero tono [a 3, para órgano]

Juan Pérez Bocanegra (c.1560-1645)

¬ Hanacpachap cussicuinim

   (Alegría del cielo, te adoraré)

Manuscrito San Juan de Lima (Perú, séc XVII 17th c.)

¬ Diferencias

Manuscrito Sones mo órgano (Perú, séc XVII 17th c.)

¬ Del Principe (Domenico Zipoli)

¬ Alemanda [del tercer tono] (Domenico Zipoli?)

¬ Al nacimiento del Archiduque Joseph Benedicto (Arcangelo Corelli)

Domenico Zipoli (1688-1726)

¬ Preludio (arranjo de uma obra de Corelli)

¬ Endechas (Corrente)

¬ Suspiros (Sarabanda)

¬ Giga

¬ Retirada del Emperador

¬ Fuga del Almirante a Portugal

¬ Reina de Ungría y Bohemia coronada

Anónimo (El Escorial, c.1660-1680)

¬ Obra sobre la tonada del desmayo

Joseph de Torres y Martínez Bravo (c.1670-1738)

¬ Tiento partido de mano izquierda

¬ Batalla

Anónimo (tradicional do Peru)

¬ Yunka Rataratá