DNOTICIAS.PT
Madeira

Cláudia Monteiro de Aguiar e Europe Direct Madeira lançam concurso dirigido a alunos

None

A eurodeputada do PSD Cláudia Monteiro de Aguiar e o Europe Direct Madeira, com a colaboração da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, lançam, hoje, o concurso ‘Eurodeputad@s por um dia’, destinado aos alunos das Escolas Secundárias da Região, uma competição que consiste na simulação de uma sessão plenária do Parlamento Europeu, tendo como temática de fundo o ambiente.

Assim e durante um dia, os alunos estarão organizados por equipas e irão apresentar as suas propostas para solucionar ou melhorar problemas concretos na área do ambiente e das alterações climáticas, sendo esta uma das temáticas que mais atenção merece por parte dos mais jovens, manifestamente dispostos a fazer mais e melhor.

Para a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar “este evento promete ser uma experiência educativa enriquecedora, através da qual os estudantes terão a oportunidade de se envolver profundamente em questões prementes que afetam não só a nossa Região Autónoma como o continente europeu, sendo fundamental reforçar o foco no futuro do nosso planeta como um todo.”

“Nos últimos anos, sublinha, “as preocupações com o ambiente e as alterações climáticas têm vindo a ganhar dimensão e escala e a verdade é que as nossas comunidades enfrentam inundações, secas, ondas de calor e outros impactos devastadores”. Precisamente por isso, acrescenta, “é nossa obrigação agir com determinação para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, proteger a nossa biodiversidade e promover uma transição justa e sustentável para uma economia de baixo carbono.”

Cláudia Monteiro de Aguiar que, relativamente à escolha da temática do ambiente em debate no concurso, defende que “é crucial envolver ativamente os jovens nas nossas decisões. Os jovens têm demonstrado uma paixão inspiradora na defesa do ambiente e no combate às alterações climáticas e queremos ouvir as novas gerações, incorporar as suas perspetivas e inspirar-nos na sua determinação para criar um futuro mais sustentável”.

Para Marcos Teles, coordenador do Europe Direct Madeira, “o concurso representa um ‘regresso às origens’, através de uma parceria com a Deputada ao Parlamento Europeu Cláudia Monteiro de Aguiar, com quem temos já um longo histórico de concursos a nível regional. E este, em particular, surge num momento geopolítico muito delicado, antecedendo o maior exercício de democracia participativa na UE, com as eleições europeias do próximo ano”. Além do mais, reforça, “trata-se de um concurso focado nas questões ambientais, um sector-chave do desenvolvimento europeu e da qualidade de vida de todos os cidadãos, para o qual os jovens estão, felizmente, cada vez mais mobilizados.”

Por sua vez, Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, destaca que a iniciativa se enquadra “quer do ponto de vista curricular, quer a nível da aprendizagem informal, no âmbito dos objetivos de formação dos jovens madeirenses”, justificando-se, assim, “todo o apoio da SRE ao mesmo” e deixando claro que o certame dá continuidade a iniciativas da SRE para a promoção da educação ambiental, como foi o caso do projeto Plantar o Futuro, “que mobilizaram os estudantes deste ciclo de ensino para a plantação de árvores nas serras madeirenses”.

“Essas iniciativas voltarão a ser dinamizadas no próximo ciclo governativo, afigurando-se muito relevante que as mesmas sejam precedidas por esta iniciativa, que concilia exemplarmente a consciência ecológica com a da participação e cidadania europeias”, apontou Jorge Carvalho.

Refira-se que o Concurso ‘Eurodeputad@s por um dia’ é destinados a alunos dos estabelecimentos de Ensino Secundário da Região, que deverão constituir equipas de 4 alunos e de 1 professor coordenador.

As inscrições decorrem até ao dia 31 de Outubro e poderão ser feitas no site do Europe Direct Madeira ( www.europedirectmadeira.pt ) e a simulação da Sessão Plenária está agendada para a manhã do dia 14 de novembro, no Centro de Congressos da Madeira, no Funchal, sendo que as equipas melhor classificadas terão como prémio uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, para os 4 alunos e o professor coordenador que compõem cada equipa.

Os alunos do 3.º Ciclo das escolas da Região também poderão participar no evento, assistindo à simulação do Parlamento Europeu e podendo participar num concurso surpresa, habilitando-se também a ganhar prémios alusivos ao evento.