Patrocinado Extermínio - Higiene Controle, Lda

World Pest Awareness Day: 06 de junho

None Ver Galeria

O dia 6 de junho foi declarado Dia Mundial da Consciencialização sobre Pragas

As pragas sempre afetaram o nosso quotidiano. Contudo, muitas vezes contribuímos, consciente ou inconscientemente para a criação de ambientes favoráveis à sua proliferação. 

O objetivo deste dia é sensibilizar os cidadãos de todo o mundo relativamente ao contributo dos profissionais do controlo de pragas, que são os responsáveis ​​pela proteção de alimentos, das habitações, das pessoas e também pelo ambiente e locais de atividade laboral, com a finalidade de prevenir e proteger-nos dos riscos que as pragas representam face à saúde pública. 

As empresas de controlo de pragas devem ter o conhecimento, a experiência e as ferramentas necessárias para sensibilizar a sociedade civil sobre os danos e perigos causados pelas pragas urbanas, transmitindo a importância da proatividade comportamental face a estas pragas destrutivas, as doenças que podem transmitir, as áreas e alimentos que podem contaminar. 

 O Dia Mundial da Consciencialização sobre Pragas foi criado para: 

  • Aumentar a consciencialização do público, do governo e dos média sobre o importante papel que a organização de controlo de pragas desempenha na proteção da saúde pública; 
  • Projetar a imagem profissional da indústria de controlo de pragas; 
  • Promover o uso do controlo profissional de pragas de forma científica e socialmente responsável; 
  • Chamar a atenção para a existência de grandes ameaças causadas por pequenas pragas. 

Porque é o controlo de pragas tão importante? 

No mundo de hoje, o controlo de pragas é um assunto extremamente importante.  

Significa proteger a sua casa, empresa, família, funcionários e clientes contra espécies como as pragas urbanas que podem ser prejudiciais à saúde e causar danos nas propriedades.  

Quando falamos de "controlo de pragas" ou "gestão de pragas", não devemos assumir que isso significa apenas controlar pulgas, aranhas, formigas e baratas. Muito além disso, envolve a segurança dos alimentos que consumimos, mais precisamente a segurança alimentar, a segurança estrutural, através do controlo das pragas que afetam madeiras das estruturas, isolamentos, componentes elétricas, onde baratas e formigas podem fazer os seus ninhos, entre outras, que colocam em causa a nossa saúde.  

É fundamental ter um sistema preventivo de controlo de pragas integrado, permitindo a sua segurança e a dos seus bens.  

As pragas têm muitas definições, mas na Região Autónoma da Madeira há que considerar as seguintes vertentes: 

- As pragas urbanas: aumento populacional exagerado de mosquitos (e aparecimento de novas espécies portadoras de doenças fatais), baratas, formigas, moscas, percevejos, ratos, entre outros, principalmente causado pelo agravamento das condições climáticas. 

- As pragas agrícolas: conhecidas como pragas biológicas, que são compostas por seres vivos que crescem de modo exagerado. Perturbam os ecossistemas e promovem doenças, incluindo a devastação total de culturas agrícolas, madeiras e têxteis. 

Praga da madeira: também chamadas térmitas (formiga branca), carunchos e fungos. São consideradas ameaças silenciosas, pois destroem as nossas infraestruturas sem nos apercebermos, incluindo o património cultural e bens com elevado valor económico. 

O controlo e prevenção de pragas é importante, pois representa um pilar fundamental da prevenção face à saúde pública

Lembre-se que a segurança está em 1º lugar! 

Se suspeitar de uma infestação, não hesite em nos contactar para agendar uma verificação gratuita. 

 Em caso de dúvidas, não hesite em contatar-nos: 

291 930 500 

www.exterminio.pt 

 Visite o nosso Facebook e Linkedin

 A equipa de profissionais da Extermínio presta serviços de controlo de pragas, 24/7 em prol da saúde pública e do ambiente, desde 1990!