Mundo

Israel realiza manobras militares aéreas no Mediterrâneo

None

As Forças Armadas israelitas anunciaram hoje que dezenas das suas aeronaves realizaram, no Mar Mediterrâneo, um exercício de simulação de ataques aéreos de longo alcance, numa possível alusão a um eventual ataque ao rival regional Irão.

As autoridades militares israelitas disseram que o exercício ocorreu na terça-feira e "envolveu voos de longo alcance, reabastecimento aéreo e ataque a alvos distantes".

O anúncio ocorre quando negociadores que representam potências mundiais e o Irão mantêm negociações, que duram há vários meses, numa tentativa de salvar o acordo sobre o controverso programa nuclear de Teerão, após os Estados Unidos se terem retirado unilateralmente do tratado em 2018, durante a administração do então Presidente Donald Trump.

Israel considera o Irão como a sua principal ameaça e tem-se oposto firmemente a este acordo nuclear, assinado em 2015 entre Teerão e várias potências internacionais, alegando o risco de o regime iraniano poder construir armas nucleares.

O Irão insiste que o seu programa nuclear se destina a fins pacíficos.

Estas manobras inserem-se no programa de um exercício militar de maior escala, que decorre há um mês, que incluiu simulações de combate em Chipre no início desta semana.