Artigos

Como é o seu nome? João!

Os números de actividade física de lazer em Portugal, continuam á volta dos 15% da população

A prática desportiva em geral apresenta duas facetas distintas bem conhecidas, o desporto federado e o desporto de lazer, ... ou de tempos livres, como muitas vezes é chamado. No desporto federado, sempre praticado de forma activa nos clubes e até individualmente, podem considerar-se também dois níveis: o de competição e o de alta competição ou de alto rendimento. Relativamente à actividade física de lazer ou de tempos livres, ... tem sido alvo de algumas críticas frequentes ... pelo facto de ser muito pouco praticada pela população em geral, mas o certo é que também será pouco difundida e ainda menos, apoiada. Os números de actividade física de lazer em Portugal, continuam à volta dos 15% da população, ... os números relativos à obesidade nos 35%, enquanto os números de praticantes digitais do face-book devem andar pelos 85%! Estão a perceber a lógica dos números!

Mas, o desporto, também pode ser uma actividade atlética, realizada de uma forma profissional ou profissionalizada - como um trabalho qualquer.

Conheci há largos anos um jovem, de seu nome João Filipe, que, muito antes de ser engenheiro de profissão, já praticava uma actividade desportiva, ao mais alto nível, ...começou em criança e até aos dias de hoje, com todo o empenho, rigor e técnica aplicada, como se de uma profissão se tratasse. Estou a falar exactamente da prática de windsurf ou prancha à vela, em regime da alta-competição! Durante este seu “trabalhinho” desportivo, entre os anos de 1992 e 2016, participou consecutivamente, sete vezes nos Jogos Olímpicos - a plataforma desportiva mundial mais importante do planeta! Ora muito bem, ... isto é OBRA!

Para quem conhece este atleta, pode considerar tudo isto como uma situação normal, ... mas é muito importante reconhecer, que para se chegar ao cimo, ao topo, há muito “caminho” a percorrer e, para atingir uma selecção olímpica, dá muito trabalho, requer muita preparação, a todos os níveis! Até na área da alimentação, onde tive a oportunidade de reconhecer que o João, ele próprio, cozinhava os seus pratos, conhecendo muito bem os regimes alimentares mais adequados.

A pessoa em questão, o grande atleta João Filipe, não precisa de qualquer tipo de “image cleaning” e assim, o elogio e a homenagem que aqui pretendo fazer, não são favor algum, mas sim, uma “ fotografia tridimensional” duma pessoa simples, mas, sobejamente trabalhadora e inteligente, que, muito à custa da sua escolha desportiva e da sua capacidade atlética, conseguiu chegar e permanecer nos “píncaros” do mundo desportivo, representando muito bem a sua terra e o seu país!

Confraternizei com ele e com toda a equipa portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, onde tive a oportunidade de perceber “in loco” a verdadeira dimensão duma organização desta natureza, ... onde não faltava nada, onde o “stress” abundava, onde tudo podia acontecer e também onde, seja qual for o número de concorrentes em prova, sómente três deles, recebem o direito dum podium e duma medalha!

Bem Hajas, João, por tudo isto, ... por tudo aquilo que ainda podes dar, como experiência, como conhecimento técnico, metodologia de treino, ... até nos regimes alimentares, demonstrando realmente a tua faceta de atleta completo!

A nossa região ultraperiférica, o nosso país, devem ter muito orgulho na tua pessoa e naquilo que representas, no teu exemplo humano e desportivo, sempre com a maior discrição, simplicidade e naturalidade, ... e com muito “savoir-faire”!

Um abraço muito forte, por seres quem és!