Coronavírus Madeira

50% dos madeirenses com dose de reforço da vacina contra a covid-19

Na última semana foram administradas 457 vacinas na Região

None

Há pouco mais de uma semana, nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, que se assinalou a 12 de Maio, o secretário regional da Saúde apontava 51% de terceiras doses, número superior ao agora revelado.

Os números do mais recente Boletim de Vacinação dão conta de que 50% dos madeirenses (106.339) já receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19. A mesma fonte revela que até ao último domingo, 22 de Maio, já foram administradas na Madeira 530.740 doses da vacina, 457 das quais na última semana. 

Até ao momento, 90% da população residente (221.323) nas ilhas da Madeira e do Porto Santo já tem a vacinação primária completa. Há mais 1% de madeirenses com a vacinação primária iniciada (227.318). 

A informação divulgada esta terça-feira pela Direcção Regional de Saúde refere que apenas 36% (5.258) das crianças entre os 5 e os 11 anos recebeu a primeira dose da vacina e 28% (4.167) já tem a vacinação inicial completa. Quando falava nas comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, na Assembleia Legislativa da Madeira, referindo-se à vacinação pediátrica, o secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, mostrou-se desiludido com a fraca adesão registada na Região.

A vacinação pediátrica, foi, de facto, a minha grande desilusão, como responsável da Saúde, o facto de não ter conseguido mudar a opinião de muita gente.  Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil

Vacinação pediátrica contra a covid-19 foi “grande desilusão” da Secretaria da Saúde

O secretário Regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, lamentou esta quinta-feira, 12 de Maio, a baixa taxa de vacinação contra a covid-19 das crianças na Madeira.

Nas restantes faixas etárias são vários os casos em que a cobertura vacinal está próxima dos 100%. 

Olhando a abrangência da dose de reforço, podemos aferir que acima dos 60 anos a cobertura é superior a 65%; os residentes com mais de 65 anos já registam uma cobertura vacinal em todos os casos superior aos 73%, sendo quase de 80% em quem tem entre 70 e 79 anos.