5 Sentidos

Museu Etnográfico da Madeira inaugura três exposições em honra à 'Festa'

Mostra abriu hoje ao público no espaço museológico instalado na Ribeira Brava

Foto Amílcar Figueira
Foto Amílcar Figueira

'Lapinha do Caseiro', 'Presépios Sustentáveis para a Festa' e 'Do Barro à Festa'. São estas as três exposições que foram inauguradas de uma assentada, esta sexta-feira, no Museu Etnográfico da Madeira, no concelho da Ribeira Brava.

A directora do espaço museológica, Lídia Góes Ferreira, fez as honras da casa e explicou de que se trata cada uma das exposições agora abertas ao público, com destaque inicial na sua elucidação para o convite endereçado a diversas instituições de forma a elaborarem, ao longo de todo o ano, diversos presépios utilizando somente matérias-primas que estivessem à disposição. Esta mostra estará patente até ao dia 21 de Janeiro de 2023.

Destaque igualmente para a 'Lapinha do Caseiro', uma colecção composta por mais de 300 peças que são "montadas num presépio de rochinha".

São 300 peças esculpidas em barro pelo Francisco Ferreira e adquiridas pelo Governo Regional que foi inserida no circuito da exposição permanente, mas que só é aberta ao público nesta altura de Natal, precisamente para recuperarmos uma das tradições mais madeirenses, que é a visita às lapinhas. Lídia Góes Ferreira

Além destas duas vertentes há uma nova exposição temporária, que se trata essencialmente de uma novidade e que está relacionada com a época natalícia graças ao 'toque' do barrista Francisco Teixeira.

"É comum, geralmente, o museu fazer exposições sobre presépios tradicionais, de escadinha ou rochinha, ou mesmo presépios de artistas contemporâneos. Este ano decidi abordar de uma forma diferente e fazer um projecto museográfico que, em vez de abordar só os presépios tradicionais, aborda toda a 'Festa', todos os rituais, todos os preparativos, que são apresentados na exposição através de autores madeirenses, todos eles do século passado, e depois convidámos o Francisco Teixeira, artesão, para materializar o barro todas essas cenas, digamos, do quotidiano da 'Festa'", destacou a directora do museu.

As peças do Francisco foram encomendadas de propósito para esta exposição. A Secretaria vem desenvolvendo um trabalho para valorizar e fazer com que os madeirenses valorizem ainda mais aquilo que é nosso. Lídia Góes Ferreira

Eduardo Jesus agradece empenho de todos os envolvidos

O secretário regional do Turismo e Cultura marcou presença no evento e aproveitou o momento para "agradecer o empenho e a forma" como Lídia Goes Ferreira "tem comandado este museu". Além da directora, Eduardo Jesus também endereçou palavras aos colaboradores "que fazem deste museu uma referência da nossa herança, da nossa identidade, dos nossos hábitos e costumes e que fazem com que esta casa seja uma referência para se conhecer melhor o passado e para nos conhecermos melhor, porque muitas vezes passamos pela vida sem oportunidade de conhecer a nossa origem".

Uma palavra de apreço a todos aqueles que colaboraram na montagem desta exposição e que tem uma invocação que é de uma consciência muito actual, que tem a ver com a sustentabilidade, tem a ver com a utilização dos recursos e é possível trazer esta mensagem a uma tradição tão antiga como esta, a do presépio. Eduardo Jesus