Madeira

Bairros sociais celebram Pão-por-Deus e 'Halloween'

None

A Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), EPERAM, celebrou entre os dias 28 de Outubro e 4 de Dezembro, o Pão-por-Deus e o 'Halloween' nos polos comunitários da comandante Camacho de Freitas, Santo Amaro, Santa Luzia, Torre, Nazaré e Ribeiro Real (estes dois últimos numa actividade conjunta) e no Projecto Renascer@Nogueira – E8G.

No total foram cerca de 200 utentes - entre eles idosos, crianças e adultos - que se envolveram nas iniciativas, que tiveram como principais objectivos transmitir os costumes, reviver tradições e promover o salutar convívio entre os moradores dos conjuntos habitacionais sob gestão do IHM.

Tal como nos anos anteriores, as actividades variaram de acordo com a escolha dos utentes de cada polo comunitário, Em alguns espaços foi celebrado o Pão-por-Deus, noutros foi festejada a tradição anglo-saxónica do Halloween (Dia das Bruxas), preservando e estimulando as tradições regionais e de outros países.

Para a realização destes eventos de cariz social, a IHM contou com a colaboração de vários parceiros, nomeadamente, a Associação Casa do Voluntário, Junta de Freguesia de Santo António, Associação Reinventa, ASA - Associação para o Desenvolvimento de Santo António e Junta de Freguesia de Santa Luzia.

Ao longo de todo o ano, são desenvolvidos um conjunto de projectos e iniciativas de cariz social, formativo, cultural, desportivo e recreativo nos vários bairros sociais, tendo como objetivo a erradicação de situações de exclusão e a promoção da inclusão social dos moradores dos vários complexos habitacionais.

Através destas iniciativas, a IHM pretende promover, por um lado, a aproximação do público mais jovem à cultura e tradições regionais e, por outro, combater o isolamento social, nas faixas etárias mais velhas.