Artigos

A geração do supérfluo!

Dos professores aos estudantes, dos carpinteiros aos doutores, dos jovens aos velhos ... o supérfluo é o que está a dar, é o que está a valer, ... e até chega para ter capacidade de ganho mesmo sem mérito e com pouca utilidade! A cultura civilizacional alterou-se, já antes da pandemia, ... que a meu ver pouco interferiu no rumo do mundo, do seu desenvolvimento e da escolha dos trajectos ou dos caminhos. Provavelmente as circunstâncias da doença pandémica, tenham acelerado a evolução das mudanças ou das adaptações.

Hoje, viajar é o máximo! Jantar nos restaurantes de referência ou de excepção, é o máximo! Comunicar, fotografar e comentar é o máximo! Fazer tatuagens é o máximo! Até comer pão fresco com manteiga de manhã e passar o resto do dia ao telemóvel é o máximo! Hoje em dia, procura-se chegar a general, exibindo as divisas de sargento! E, porventura, isso até pode ser possível, ... com alguma sorte à mistura! A população do mundo, pode ser classificada ou escalonada de uma maneira figurativa, entre: os “incapazes”, os “supertécnicos”, a classe média, ... que é média em tudo, suportando tudo e todos sem “piar”, os “paparazzi” e os “all-inclusive”... como na hotelaria, comem e bebem o que quiserem e pagam sempre o mesmo, ou seja: quase nada! Nestes cinco grupos, sómente dois deles é que pagam impostos! E são também estes dois grupos aqueles que têm um percurso de vida ou da sua vivência com algum sentido e alguma lógica! Assim como pertencem ao rol de cumpridores dos seus deveres, ... e têm com certeza todas as vacinas em dia! Os restantes grupos podem apelidar-se de “paraquedistas”, uns com paraquedas, outros só com metade desse equipamento, ... só para “fazer de conta”!

Hoje, vender uma habitação é um trabalho! Que não necessita de estudos, ... mestrados, workshops, ... apenas uns conhecimentos, algumas dicas, alguns truques ... e algum jeitinho p´ra falar. Vender uma habitação de luxo a um pequeno milionário é fácil! Agora conseguir vender um T1 no Curral das Freiras, com vista mar, dá mais trabalho, ... só mesmo com as visitas ao local até fechar o negócio, ... sempre na hora da maré-alta! Claro que, em todas profissões técnicas, é necessário ter conhecimentos e também conhecer algo mais do que o suficiente, ... muito importante ter experiência e eventualmente muita perícia. Não é comparável o acto de vender uma habitação de luxo ao interessado milionário e uma actividade profissional essencialmente técnica,... seja de área que área for!

O “focus” do ritmo de vida actual, mudou para esquecer o essencial, o importante, os valores, as obrigações, os deveres, ... permanecendo os direitos e as exigências dos recursos e das necessidades! A família serve agora, não como a centralidade da civilização, mas como o centro do apoio, do amparo, o centro da economia e das sustentabilidades gerais! Terá de ser uma situação provisória, porque assim não chegamos longe. Os animais de companhia são agora uma realidade, com uma dimensão e atenção exageradas, não diria uma moda, mas uma tentativa de equilibrar um distúrbio funcional. As migrações são um frequente acontecimento, cada vez em maior dimensão, desorganizando a organização dos territórios ocupados, em áreas ilimitadas. Esses migrantes, muitos deles provém de países que hipotecam os seus territórios, os seus mares, para serem explorados por terceiros, como se duma parceria se tratasse, ... mas sem rentabilidade recíproca, destruindo os bens das populações em benefício de negociatas ilegais e milionárias. Recordo mais uma vez, alguns países africanos que foram invadidos por milícias armadas até os dentes, ... com reais intenções em extorquir o mais possível ... minerais, madeiras exóticas, ... passando ao lado da população nativa, que rapidamente perceberá que o seu país foi “vendido” ao desbarato!

A guerra, a pobreza, o terrorismo, poderão ser um mal maior, ... mas o mais grave e o pior é seguramente a ignorância!

O conhecimento é o “primum movens” da vida, da produção e assim do trabalho e da riqueza dos povos e dos países! Se não caminharmos nesse sentido, qual caminho vamos trilhar?

O que valia muito, corre o risco de poder valer nada! Ao invés, outras coisas passaram a valer algo que não se entende bem, como e porquê!

Os países mais ricos do mundo são aqueles onde existe maior emigração! Como é possível? Pensem nisso!

P.S.: Ácerca do COP-27, queria recordar as palavras do actor Clint Eastwood: - Em vez de deixarmos um Mundo melhor aos nossos filhos, seria melhor deixar filhos melhores para o nosso Mundo!