Coronavírus País

Açores com nove novos casos nas últimas 24 horas todos em São Miguel

None

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, nove novos casos de covid-19, todos em São Miguel, e hoje há mais três doentes internados, num total de 15 pessoas hospitalizadas em Ponta Delgada, indicaram as autoridades de saúde.

No seu boletim diário, a Autoridade de Saúde Regional adianta que os novos casos decorrem de 811 análises realizadas nos laboratórios de referência da região e uma em laboratório não convencionado.

Dos novos casos identificados, um refere-se a um viajante não residente que obteve resultado positivo em teste rápido de antigénio realizado em laboratório privado, após ter apresentado sintomatologia.

Ainda de acordo com a Autoridade de Saúde açoriana, todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária.

Por concelhos, Lagoa registou cinco novos casos, Ponta Delgada dois e Ribeira Grande também dois.

Hoje estão internados 15 doentes (mais três do que na segunda-feira), todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, dos quais quatro em Unidade de Cuidados Intensivos (mais três do que na segunda-feira).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 28 recuperações nos Açores.

A Autoridade de Saúde informa ainda que "um caso, anteriormente reportado, na freguesia de Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, em São Miguel, apresentou documentação comprovativa de uma infecção anterior e respectiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso activo".

O arquipélago regista presentemente 372 casos positivos activos, sendo 325 em São Miguel, 14 na Terceira, 14 na Graciosa, 11 no Faial, cinco em Santa Maria e três em São Jorge.

Estão activas quatro cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas na Graciosa, uma no Faial e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 229 em todas as ilhas.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.585 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.008 pessoas e falecido 41.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 23 de agosto, foram vacinadas nos Açores 162.911 pessoas com a primeira dose (68,8%) e 159.779 com vacinação completa (67,5%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação, lê-se ainda no comunicado.

A covid-19 provocou pelo menos 4.439.888 mortes em todo o mundo, entre mais de 212,4 milhões de infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.645 pessoas e foram contabilizados 1.020.546 casos de infecção confirmados, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.