É preciso agir em relação aos sem-abrigo e toxicodependentes!

Tem toda a razão Sr. Sérgio Quaresma (carta do leitor publicada a 21 de agosto)! «Estamos a perder a mão…»! Os sem-abrigo e toxicodependentes tomam conta da nossa cidade e não só!

Atrevo-me, uma vez mais, a denunciar o que se passa no bairro situado próximo do Madeira Shopping. É angustiante o que lá se passa! O número de sem-abrigo que por lá anda é cada vez maior, dormem por lá, urinam e defecam onde lhes apetece, bebem, fumam, injetam-se quando e onde lhes apetece… Existem locais por onde é difícil passar devido ao mau cheiro e insegurança … O que é isto?

Quando denunciamos a situação deparamo-nos com o jogo do empurra! As entidades policiais dizem que é o «proprietário» do bairro que tem de tomar medidas, no IHM afirmam que é a polícia que deve agir…Em que ficamos? Pois é! Lá voltamos à famosa técnica da avestruz que enfia a cabeça na areia quando pressente o perigo e fica à espera que passe.

Estamos à espera do quê? Que morram de overdose? Que caiam, batam com a cabeça e morram? Não pode ser! É preciso agir!

É preciso retirar os sem-abrigo e os toxicodependentes da rua, têm de fazer tratamentos e colocados em espaços que não lhes são familiares para evitar que caiam novamente em tentação. Como? Não sei! Mas existem pessoas ligadas à saúde e à segurança que certamente saberão!

Uma coisa sei! Isto é um verdadeiro pesadelo para quem lá vive!

C.C.