Desporto

Desporto madeirense não tem direito à 'bazuca' europeia

None

Foi por entre os elogios endereçados à Câmara Municipal da Calheta, pelo apoio canalizado, que o presidente do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres, Duarte Anjo, lamentou o facto da 'bazuca' europeia - que contempla 30 milhões de euros de apoio ao desporto - não chegue aos cofres das formações madeirenses.

"Se não lutarmos por aquilo que é nosso somos colocados de parte. Exemplo disso é a 'bazuca' do desporto, a nível nacional. É de lamentar - e a mim custa-me passados 30 anos ligado ao desporto - que os clubes nacionais possam se candidatar a esse apoio e os clubes da Região não possam", acusou o também ex-presidente da Associação de Badminton da Madeira, vincando que sem o suporte da República muito dificilmente a Região poderá voltar a ter atletas olímpicos.

As palavras foram proferidas esta tarde durante uma homenagem aos atletas de badminton da formação dos Prazeres que se sagraram vice-campeões nacionais da primeira divisão da liga de clubes seniores 2020/21, pelo que está garantido o acesso directo à participação na Taça dos Clubes Europeus.

"Para o clube este resultado tem um significado muito grande. Primeiro, porque fomos vice-campeões nacionais de seniores de uma modalidade que é referência no nosso clube. Depois, este é um projecto iniciado em 2002, portanto, tem muitos anos. 90% dos que estão aqui começaram muito pequenos. A nossa equipa é constituída em cerca de 80% por atletas da Calheta", destacou Duarte Anjo, frisando o apuramento para a competição internacional.

Presente na cerimónia esteve também o director de Serviços de Apoio à Actividade Desportiva, Juan Gonçalves, que destacou o apoio do Governo Regional.

Fazemos votos para que continuem a trabalhar em prol do badminton e também do vosso clube, do concelho e do desporto da Região (...) a política desportiva regional tem sido assente em três pilares: uma é na construção de infra-estruturas de qualidade, outra na disponibilização de recursos humanos qualificados e outra é a atribuição de apoios financeiros às entidades desportivas, clubes e associações, e que se essa política tem tido sucesso deve-se essencialmente aos agentes desportivos. Juan Gonçalves

Já o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, confidenciou estar orgulhoso e satisfeito do clube. "É muito especial este momento. Obviamente, que quem são homenageados são os atletas, é por todos vós que nós estamos aqui, porque o talento está desse lado. A nós compete-nos criar bases e incentivar e dar oportunidade e melhorar esse talento. Temos talento no concelho da Calheta também no desporto. Soubemos aprender com quem vem de fora, porque os atletas que não são da Calheta são bem-vindos", evidenciou o autarca.

Sentimos um orgulho imenso nos nossos atletas. Desde os mais novos até aos mais velhos. No badminton ou noutra modalidade qualquer. Temos talento no concelho da Calheta. Carlos Teles