Madeira

Taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor foi de 0,8% na Madeira

None

De acordo com a Direcção Regional de Estatísticas da Madeira, em Novembro de 2021, na Região Autónoma da Madeira (RAM), a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – foi de 0,8%, superior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior.

Este indicador está em trajectória ascendente desde Fevereiro deste ano, tendo entrado em terreno positivo no mês de Setembro.

O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 0,1%, superior em 0,2 p.p. ao registado no mês anterior.

Os bens registaram uma taxa de 1,2% e os serviços de 0,4%.

As variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes da 'Saúde' (+1,3%) e dos 'Transportes' (+4,5%).  Em sentido inverso, as classes da 'Educação' e do 'Vestuário e calçado' foram as que registaram as maiores variações negativas, com ‑4,0% e ‑2,1%, respectivamente.

No País, o IPC registou uma taxa de variação de 1,0%, valor superior em 0,2 p.p. ao observado no mês anterior.

Em Novembro de 2021, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de +0,2% face ao mês anterior e de +2,1% se comparado com mês homólogo.