Madeira

Sem água com que se lave

None

Boa noite!

O anúncio de reestruturação da Frente MarFunchal, que manda para o desemprego uma dúzia de colaboradores, levanta várias questões num processo em que, infelizmente, ninguém tem água com que se lave.

Independentemente dos aproveitamentos políticos de circunstância, bem reveladores das hipocrisias e cobardias de uns e de outros, à esquerda ou à direita,  da ‘Confiança’ ao ‘Funchal Sempre à Frente’, mais do que andar aos gritos acusatórios ou a desfazer-se em justificações atabalhoadas, importa saber se:  

. É admissível que os políticos que criaram empresas municipais revelem amnésia súbita e não se recordem dos propósitos fundadores que, pelos vistos, permitiram mais desvarios e contradições do que funcionalidades efectivas com ganhos colectivos?

 . É admissível que o ‘porco’ tenha engordado tanto à conta do dinheiro dos funchalenses, ao ponto de satisfazer mais a rede clientelar, com destacados membros comprovadamente vadios ou especialistas em absentismo,  do que a boa gestão dos complexos balneares e dos estacionamentos?

. É admissível continuar a ter empresas públicas que são caloteiras, motivo de vergonha e não são eficazes?

. É admissível que quem nesta empresa sempre cumpriu ordens e horários apanhe por tabela só porque há manifestamente, num alargado conjunto de erros acumulados, asfixias financeiras deliberadas, gente incapaz, medo de decidir e ajustes de contas por fazer?

. É admissível que alguns moralistas façam passar a mensagem que há quadras em que os vínculos laborais são descartáveis, menos no Natal?

. É admissível que se perpetuem comodamente e sem dor opções desastrosas que lesam o contribuinte apenas porque há quem só pense, de forma sistemática, na próxima eleição?

. É admissível que uma ex-vereadora no Funchal, por sinal com irresponsabilidades em berbicachos adiados, tenha optado pela provocação gratuita de quem nada lhe deve, numa cerimónia com vários empresários a ouvir?

. É admissível que quem ainda não fez o luto, já ande em festas e bailes, no intervalo da gestão atarefada das dezenas de perfis falsos?

Se uns e outros pensassem em ser mais credíveis e úteis, a Frente Mar há muito que não era assunto.