Patrocinado por Extermínio - Higiene Controle Lda

A importância da higienização das mãos

Há 20 anos, pensávamos que no ano de 2020 íamos ver carros voadores. Afinal, este ano estamos a aprender como lavar as nossas mãos...

None Ver Galeria

Cerca de 2.1 mil milhões de pessoas no mundo, ou seja 30% da população mundial, não têm acesso a serviços de abastecimento de água.

Muitas casas, centros de saúde e escolas também ainda não dispõem de água e sabão para lavagem das mãos, portanto, vamos ser práticos e o mais simples possível:

  1. No nosso corpo existem e sobrevivem inúmeros microrganismos que vivem harmoniosamente connosco, sem nos causarem nenhuma doença. Além disso, precisamos de alguns destes “bichinhos” para sobrevivermos. No entanto, alguns destes microrganismos podem causar-nos problemas graves;
  2. A maior parte destes microrganismos entra em contacto com o nosso corpo pelas nossas mãos. Isto acontece porque as mãos estão em constante contacto com superfícies que podem estar contaminadas, tais como maçanetas de portas, telemóveis, corrimões, teclados de computadores, etc.);
  3. A via de transmissão de doenças poderia ser rapidamente quebrada se todos nós lavássemos as mãos com mais frequência. É importante fazê-lo, antes de nos alimentarmos e de prepararmos alimentos, depois de usarmos a casa-de-banho, depois de tossirmos, depois de nos assoarmos, de brincarmos com animais, de manusearmos o lixo ou depois de estarmos em hospitais e instalações de saúde;
  4. Normalmente, a lavagem das mãos faz-se com água e sabão e esta simples prática é a grande responsável pela redução do número de microrganismos adquiridos através do contacto, além da sujidade habitual à qual as nossas mãos estão sujeitas e das normais substâncias orgânicas. Pode utilizar o nosso White Pearl, um sabonete líquido cremoso, com agradável aroma floral para a lavagem das mãos, com agentes hidratantes para uma proteção extra ou o nosso Sabão Líquido HP1, também cremoso e de aroma agradável, de elevada qualidade e alta rentabilidade, para lavar as suas mãos, ambos da nossa produção regional, a qual está devidamente licenciada e certificada;
  5. O sector da Restauração não pode utilizar nas cozinhas um sabão qualquer, porque se regem pelas normas do HACCP. Para este sector (e alguns outros, onde não se adequam sabonetes com aromas), produzimos o Trigon HP2, um sabonete líquido cremoso, sem perfume, de elevada qualidade para a limpeza das mãos com ingredientes anti-bacterianos;
  6. Caso não tenha acesso a água corrente e a sabão, saiba que pode recorrer a agentes antissépticos, como é o caso do álcool a 70%. Mas atenção, o álcool não higieniza as suas mãos, apenas as desinfeta. Se tiver as mãos sujas, vai apenas desinfetar a sujidade. O nosso Álcool Gel Biosoluções® elimina as bactérias e evapora-se rapidamente das mãos sem deixar resíduos ou odor, sem perfume, pelo que é adequado para áreas de manipulação ou preparação de alimentos e com glicerina para proteção extra da pele, também de produção regional e disponível em embalagens de 5L.


Lavar as mãos corretamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz de reduzirmos as transmissões de infeções e proteger-se a si e aos que o rodeiam.

Quais são os erros mais comuns?

Muitas pessoas se esquecem de retirar os anéis antes d​e iniciar a limpeza das mãos. A zona por baixo dos anéis é frequentemente contaminada e várias vezes esquecida.

Há ainda os que preferem borrifar álcool a 96% nas mãos. Isso não é recomendado, pois pode causar microfissuras, facilitando a colonização por vírus e bactérias. O teor de álcool também é muito elevado e o álcool evapora-se antes de ter tempo de neutralizar o vírus. As preparações alcoólicas (gel ou solução) são as mais indicadas, pois possuem hidratantes e normalmente têm a concentração média de 70% de álcool, que é a percentagem ideal para a ação bactericida.

Áreas como as pontas dos dedos, por baixo das unhas, entre os dedos e polegar e os pulsos são, em geral, as mais negligenciadas.

Seta Verde – Higiene, Lda. tem vários tipos de sabão líquido, produzidos na Zona Industrial da Cancela, adequados para o seu Lar e a sua Empresa.

Informe-se connosco sobre a melhor opção para si: com cheiro, sem cheiro (para cumprir as normas do HACCP), ou álcool gel.

Telefone: 291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte a nossa página de Facebook: Seta Verde – Higiene, Lda para conhecer melhor os nossos produtos e serviços.

Biosoluções® – amiga do ambiente!