Mundo

Cerca de uma tonelada de cocaína apreendida ao largo das Canárias

None

Quase uma tonelada de cocaína destinada ao mercado europeu, num valor estimado em 40 milhões de euros, foi apreendida na "nova rota africana" ao largo das ilhas Canárias e três pessoas foram detidas, anunciaram hoje as autoridades croata e espanholas.

Em comunicado, a polícia da Croácia refere que a carga foi descoberta num veleiro com bandeira croata e com três cidadãos oriundos deste país a bordo.

Segundo a polícia, estes três cidadãos fazem parte de uma "célula do cartel balcânico especializado no tráfico de drogas em veleiros e iates".

A Guarda Civil espanhola avançou que os três tripulantes foram detidos e o veleiro foi intercetado "em águas internacionais, a cerca de 88 milhas (163 quilómetros) a oeste da ilha de Las Palmas".

As autoridades policias sublinham que esta zona é descrita como "a nova rota marítima africana para o tráfico internacional de drogas".

A Guarda Civil espanhola refere que os testes de diagnósticos à covid-19 em vários portos sul-americanos comprometeram os planos dos traficantes, que são agora obrigados a receber a droga na costa africana do Golfo da Guiné.

A polícia croata indica também que foram encontrados 980 pacotes de cocaína, cerca de 980 quilogramas, durante as buscas ao veleiro, e a droga apreendida destinava-se a Espanha e à Croácia, num valor estimado em mais de 40 milhões de euros.

No âmbito desta operação, denominada "Falkusa", o veleiro foi observado desde a sua saída do porto croata de Sibenik, no início de 2020, tendo partido em agosto das Ilhas Canárias para o sul para receber a carga.

Diversas investigações da Guarda Civil espanhola reportaram recentemente uma "presença cada vez mais consolidada" na Galiza, no sul da península e nas Ilhas Canárias, de membros de grupos criminosas da Albânia, Montenegro, da Croácia e da Bósnia, e que são "responsáveis por muitas das importações de cocaína para a Europa".

Fechar Menu