Madeira

'Caça e Pesca' de volta ao Porto Santo

Festival Gastronómico volta a se realizar na Ilha Dourada entre os dias 4 de Outubro e 1 de Novembro

None

Praticamente toda a restauração do Porto Santo prepara-se para acolher um novo evento que promete saciar a fome de muitos em plena estação de Outono. Tudo porque está de regresso o Festival Gastronómico, desta vez dedicado à Caça e Pesca, uma iniciativa que caminha para a sua 2.ª edição e que conta com o cunho da Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo (AICTPS).

O festival foi esta tarde apresentado pela instituição organizadora e surge na sequência de um outro certame que encheu as medidas daqueles que se deslocaram à ilha, por altura do São João. O modelo do I Festival Gastronómico (Edição Santos Populares) - que envolveu diversos estabelecimentos e promoveu animação artística, na Ilha Dourada, entre os dias 19 e 24 de Junho - fez sucesso e prova disso são os mais de 30 espaços já interessados em participar nesta 'Caça e Pesca'.

O presidente da AICTPS, Miguel Gouveia, lançou a ideia por ter em consideração a retoma da actividade económica, do sector turístico e da restauração em particular, sobretudo em vésperas de época baixa no Porto Santo.

Considerando a importância da gastronomia e da tradição, no Porto Santo, da caça e da pesca, surge por isso a necessidade de promover o Festival Gastronómico - Caça e Pesca.

A ideia passa então por cada um dos espaços aderentes a este festival exclusivamente porto-santense proporcionem momentos artísticos, tais como sessões de música ao vivo, criando assim o género de um roteiro sonoro e também gastronómico durante aproximadamente um mês.

Atenuar a sazonalidade do Porto Santo

O festival é uma iniciativa dinamizada e sob a responsabilidade da Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo (AICTPS). Está aberto a todos os estabelecimentos comerciais de comidas e bebidas e tem como principais objectivos fomentar, reconhecer, premiar e difundir a criatividade na confecção de pratos relacionados com a caça e a pesca.

O foco estará também virado para a valorização da gastronomia enquanto veículo diferenciador da oferta turística numa iniciativa concreta e com impacto na comunidade porto-santense. Contribuir para atenuar a sazonalidade, afirmando-se como mais um evento na oferta a quem nos visita é outro dos propósitos.

As inscrições encerram no dia 24 de Setembro e são formalizadas junto da AICTPS. O dia de participação no festival será feito através de sorteio, que realizar-se-á no dia 25 de Setembro, pelas 16 horas, em local a designar.

Fechar Menu