País

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à chuva

None

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto vão estar sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de quinta-feira, devido à previsão de chuva intensa, na sequência da passagem da depressão Ellen.

De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Viana do Castelo, Braga e Porto estão previstos "períodos de chuva, por vezes forte".

Este aviso vai estar em vigor durante seis horas, entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de quinta-feira, acrescenta o IPMA.

O território continental, em particular as regiões do Norte e do Centro, vai ser afetado até sexta-feira por chuva intensa e agitação marítima, ambas associadas à depressão Ellen.

Em comunicado, o IPMA precisa que a partir de hoje vai aproximar-se do território do continente uma superfície frontal fria, associada à depressão Ellen, "de atividade moderada e com deslocamento lento".

De acordo com o instituto, para hoje está prevista a ocorrência de chuva mais intensa no Minho e Douro Litoral, e na quinta-feira nas restantes regiões do Norte e Centro.

A região Sul vai ter "temporariamente um aumento de nebulosidade com possibilidade de ocorrência de precipitação [chuva] fraca no Alto Alentejo", refere a nota.

O IPMA adianta que a agitação marítima na costa ocidental vai aumentar gradualmente, prevendo-se ondas de noroeste com dois a três metros a norte do Cabo Raso na sexta-feira.

A depressão Ellen, nome atribuído pelo serviço meteorológico irlandês (Met Éireann Forecast), vai afetar parte das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Fechar Menu