>

7 maravilhas

Na página, 2 do DN, quarta-feira, 8 de julho de 2020, vem em título bem destacado: Briga ‘incendeia’ ‘Maravilha’ da tradição dos Fachos.

No interior do texto, com carateres em destaque, abaixo da foto com os personagens em questão, está: Pároco acusa Câmara de Machico de “Falta de Honradez e de Honestidade”.

A iniciativa dos Fachos foi da Igreja Povo de Deus, em colaboração com a Igreja Eclesiástica.

Um grande animador e entusiasta dos fachos, foi o Padre Pestana Martinho, quando pároco na Vila de Machico, que colaborou com o povo para lhe dar maior projeção, indo às oficinas de reparação de automóveis buscar os desperdícios, das limpezas dos mesmos, para serem queimados.

O facto da Câmara Municipal de Machico, tomar a iniciativa de concorrer com a tradição dos Fachos em Machico, fez bem em apresentá-lo para as 7 maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

O Presidente da C. M. M., Ricardo Franco, fez bem apresentar os Fachos para o Concurso das 7 Maravilhas. Pois compete à Câmara promover o seu Concelho.

Presentemente, o Cónego Manuel Martins, pároco na Vila de Machico, tem o dever de colaborar com o povo de Machico e não quezilar sem motivos plausíveis.

José Fagundes

Fechar Menu