>
Madeira

Novos militares madeirenses são “o exemplo de uma juventude que Portugal se pode orgulhar”

19 soldados recrutas prestaram esta tarde Juramento de Bandeira no RG3

None

Os 19 soldados recrutas – entre os quais 5 do sexo feminino - que esta tarde fizeram Juramento de Bandeira no Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3) são “o exemplo de uma juventude que Portugal se pode orgulhar”, enalteceu o comandante da Zona Militar da Madeira, Brigadeiro-General Pedro Sardinha, durante a cerimónia alusiva ao 5º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército, que iniciou a formação a 22 de Junho.

Na alocução às Forças em Parada, o comandante da Zona Militar da Madeira destacou o “tão honroso acto solene” que encerra as cinco semanas de formação, mas sobretudo “a determinação e vontade de vencer” dos novos militares, que com “coragem e altruísmo” assumiram o juramento à Pátria.

Atendendo à situação epidemiológica da Covid-19 em que vivemos, não apenas a formação foi adaptada às contingências como a própria cerimónia – que pela primeira vez realizou-se no período da tarde – também decorreu em moldes diferentes do habitual – apenas meia hora.

Apesar das contingências a motivação mantém-se, só que agora também “empenhados e determinados nesta causa comum, o combate à Covid-19”, destacou.

À margem da cerimónia realizada debaixo de muito sol, o Brigadeiro-General Pedro Sardinha assumiu que são “muito animadores os resultados” ao dar também conta que “o interesse dos jovens (pelo exército) tem sido bastante grande”. Tanto assim é que os candidatos já inscritos para a próxima corporação, em princípio prevista para o mês de Outubro, é em “número considerável” embora ainda sujeitos a provas de classificação e selecção.

Comandante que enalteceu o “altruísmo e vontade de bem servir e a abnegação” pelos novos militares.

Luísa Silva foi distinguida como a melhor recruta na formação. Não conteve a emoção quando lhe foi entregue, na presença da família, o diploma de instruendo melhor classificado.

No final da cerimónia revelou que este “era já um sonho desde pequenina”, atraída pelo gosto de “ver os militares a marchar e manusear as armas” e fascinada com a “disciplina” demonstrada por estes.

Actualmente com 24 anos, a jovem soldado revelou que a situação da pandemia acabou por a influenciar quando já estava prestes a atingir o limite de idade: “Agarrei este desafio e ingressei no exército”, afirmou.

Classifica a experiência como uma “aprendizagem” onde destaca a “disciplina” e o “espírito de sacrifício” assente na máxima “para sermos um bom militar temos que ser um bom cidadão”.

Atributos que fizeram de Luísa Silva a melhor da formação. Agradeceu o reconhecimento mas justifica que não foi esse o objectivo, mas tão-somente “dar o meu melhor a cada dia que passava”.

Determinada em seguir a carreira militar, revelou que fará um ano de contrato na Madeira e depois “concorrer para a Academia Militar ou para a Escola de Sargentos”, embora admita desde já que a Academia Militar será muito provavelmente o futuro próximo “por causa da idade”, justificou.

Fechar Menu