>
Coronavírus Madeira

Primeiro voo de Londres “vai trazer sobretudo madeirenses”, diz Albuquerque

None

"Este é o primeiro voo de Londres, vai trazer turistas, mas vai trazer sobretudo madeirenses que querem regressar à sua terra”, afirmou o presidente do Governo Regional, quando questionado pelos jornalistas sobre a retoma dos voos da British Airways com destino à Madeira, que acontece este sábado, dia 18 de Julho.

E porque “a Inglaterra é um dos países do mundo com maior índice de infecção”, garantiu que haverá “muito cuidado e estamos a ter muito cuidado no controlo que é feito no aeroporto e no acompanhamento de quem desembarca”.

Miguel Albuquerque reforçou que o controlo no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo “está a funcionar bem” e aproveitou a ocasião para dizer às  pessoas que “não vale a pena entrar em pânico”, uma vez que “o sistema está a funcionar em plena segurança”.

Referindo-se ao caso do viajante residente em Santana que testou positivo, conforme o DIÁRIO noticiou na edição desta sexta-feira, assegurou ainda que o Governo Regional conseguiu “através do computador e do algoritmos contactar toda a gente” que esteve em contacto com o infectado.

Lembra que “é normal com a abertura do aeroporto surjam alguns casos de infecção. O problema é se esses casos de infecção que surgem estivessem fora do sistema”. Garante que tal não acontece na Região face à capacidade já demonstrada de monitorizar e controlar os focos de infecção.

Argumentos para pedir aos residentes que “não precisam de hostilizar quem vem” e “devem receber bem os estrangeiros”, apelou.

“Caso surgisse qualquer situação anormal, eu era o primeiro a tomar as medidas no sentido de reforçar essa segurança” que reiterou “estar assegurada”.

Metade dos viajantes aterra na Madeira sem teste à covid-19

A partir da próxima terça-feira, dia 21, já será possível realizar teste PCR gratuito na cidade do Porto

Orlando Drumond , 17 Julho 2020 - 16:54

Quanto à percentagem de turistas que chega à Região sem teste PCR, o líder do Governo Regional corroborou as afirmações do secretário Regional da Saúde e Protecção Civil, dizendo que a previsão do executiva andava "à volta dos 20 a 50%".

Pedro Ramos revelou, ontem, que dos 12 mil passageiros transportados que aterraram nas últimas duas semanas nos aeroportos da Madeira e Porto Santo, "50% chegaram sem teste prévio feito à covid-19” o que equivale dizer que cerca de 6 mil passageiros foram testados à chegada desde o passado dia 1 de Julho.

Fechar Menu