>

Carta aberta ao Exmo Sr. Secretário Regional da Saúde

Exmo sr. Dr. Pedro Ramos

Em princípio e mui respeitosamente os meus cumprimentos.

Dirijo-me a vexa através da oportunidade que me dá este matutino pois, creio, seria impossível chegar até si de outra forma. Atendendo ao cargo que ocupa e às funções profissionais que desempenha não teria disponibilidade para me atender. Quem sabe, por mero acaso, numa pausa para um café não lerá esta carta?

Cumpre-me, como cidadã consciente e responsável reconhecer o empenho e trabalho árduo de todos os profissionais de Saúde envolvidos na luta anti Covid19.

Porém, com as atenções exclusivamente centradas no combate à pandemia e por recomendação da DGS e do SESARAM, muitos exames de diagnóstico e cirurgias foram adiados. Muitas doenças ficaram por diagnosticar, outras agravaram-se substancialmente. Agora, que a situação epidemiológica já permite alguma abertura, peço ao Sr. Secretário um olhar mais atento pelas listas de espera de cirurgias urgentes. Entre as urgentes haverá algumas que requeiram maior urgência, sobretudo das que, pela sua realização ou não, fazem depender a continuidade de actividade profissional de quem dela necessita para substitir, porque a pensão de reforma que aufere (duzentos e poucos euros) é insuficiente. Não estou a falar de nada em abstracto, mas com conhecimento de causa, infelizmente. Como Vexa sabe tão bem ou melhor do que eu, nem todos nós temos o privilégio e facilidade de aceder à medicina privada e uma cirurgia de alguns milhares de euros não está ao alcance de utentes com pensões de reforma extremamente baixas. Porventura, alguns dos doentes em espera nas referidas listas até já terão falecido.

Certa de que Vexa será sensível a este assunto e lhe dará a maior atenção, antecipadamente agradeço.

Fechar Menu