>
Mundo

Venezuela com maior número de infecções diárias desde o início da pandemia

Foto EPA
Foto EPA

A Venezuela registou 351 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais alto de infecções diárias desde o início da pandemia, elevando o total para 5.130, anunciaram as autoridades.

Este foi o terceiro dia consecutivo em que o número de casos de transmissão comunitária (249) ultrapassou os casos importados (102).

Desde o primeiro caso de covid-19 no país, em meados de Março, as autoridades contabilizaram 42 mortes devido à doença, com um óbito registado nas últimas 24 horas.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse na televisão estatal que há pontos nas fronteiras “sem controlo sanitário”, anunciando a criação de “zonas estratégicas de defesa”, que ficarão debaixo de controlo militar. É o caso dos estados de Táchira e Zulia, na fronteira com a Colômbia.

O aumento do número de infectados no país surge durante a implementação de um programa de alívio da quarentena, que prevê sete dias de confinamento, seguidos de outros sete de flexibilização.

Na próxima semana, que deveria ser de flexibilização, 12 estados “onde o vírus está a circular” vão manter-se em quarentena estrita, anunciou a vice-presidente.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 495 mil mortos e infectou mais de 9,87 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Fechar Menu