>
Madeira

Foco de poluição gera alarme nos Socorridos

Descoberto ‘poço’ de resíduos de combustíveis no subsolo da afluente industrial, abandonada há 30 anos, da Central Térmica da Vitória

Contactada ontem pelo DIÁRIO, Susana Prada esteve esta tarde no local do incidente, com o responsável pela inspecção ambiental, mas ainda não respondeu às nossas perguntas. FOTO DR
Contactada ontem pelo DIÁRIO, Susana Prada esteve esta tarde no local do incidente, com o responsável pela inspecção ambiental, mas ainda não respondeu às nossas perguntas. FOTO DR

Despertos pelo cheiro intenso a gasóleo, está a causar alarme a descoberta de uma extensa quantidade de hidrocarbonetos no subsolo de terreno localizado junto à foz da ribeira dos Socorridos, entre a ponte e o Passeio Público Marítimo.

A abertura de uma vala na zona onde está prevista a construção da Estação Elevatória de Águas Residuais (ETAR) dos Socorridos, motivou a surpreendente descoberta, qual ‘poço de petróleo’ plantado à beira-mar.

Pelo que foi possível apurar, na zona em causa funcionou a antiga caixa separadora de resíduos de hidrocarbonetos, que integrava a fase final de tratamento do efluente industrial da Central Térmica da Vitória, já abandonada há três décadas.

Quando foi desactivada terá sido selada, só que agora, com a escavação feita para dar início à obra projectada, veio a descobrir-se um ‘mar’ de hidrocarbonetos numa cota inferior à própria estrutura da caixa separadora.

Por estar em causa a questão ambiental, o DIÁRIO confrontou, no início da tarde de ontem, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, tendo o gabinete de assessoria de Susana Prada prometido responder, mas passadas mais de 24 horas, ainda não obteve ainda qualquer resposta.

Não obstante, a secretária regional - que tem a tutela do Ambiente e da orla costeira, visitou, na tarde desta terça-feira, o local do incidente, juntamente com o responsável pela Inspecção Ambiental.

Este é um assunto que o DIÁRIO continuará a acompanhar e que conta ter desenvolvimentos nas próximas edições.

Fechar Menu