>
Madeira

“A solução que a Madeira vai empreender a partir de Julho é eficaz”

Marques Mendes aborda na SIC testes nos aeroportos da Região

Marques Mendes, no seu comentário semanal na SIC, considera que a solução que a Madeira vai empreender a partir de Julho nos aeroportos da Região é eficaz no controlo da covid-19.

Na abordagem à abertura dos aeroportos em Portugal, julga que “se não houver cuidado”, os aumentos de voos e de passageiros “podem ser um problema”. “Podemos deitar tudo a perder”, sublinha, não deixando de lamentar dois pontos que justificam a preocupação.

“A primeira preocupação é que temos regimes de controlo sanitário muito diferentes entre a Madeira, os Açores e o Continente. Nos aeroportos do Continente não há praticamente controlo nenhum (a não ser a medição de temperatura). Na Madeira e nos Açores o controlo é mais apertado. Esta distinção não faz sentido. Parece que somos um país com três sistemas. Devia haver harmonização de controlos”, refere.

E acrescenta: “A segunda preocupação é mais séria. Não faz sentido esta “falta” de controlo sanitário nos principais aeroportos nacionais (Lisboa, Porto e Faro). A solução que a Madeira vai empreender a partir de Julho é eficaz: passageiros que cheguem e que apresentem prova de testes negativos feitos nas últimas 72 horas entram tranquilamente; os demais passageiros são testados à entrada, de forma gratuita, vão para os seus destinos, 12 horas depois recebem os resultados dos testes e fazem isolamento em caso de teste positivo”.

No seu comentário de ontem, Marques Mandes também abordou a retoma da I Liga criticando a autoridade de Saúde, que nas sua óptica, se rendeu aos clubes: “No início, a DGS falava em jogar em poucos estádios. Agora aprovou-os quase todos (17 em 18 possíveis). É assim que se perde a autoridade”.

Fechar Menu