>
País

DGS vai publicar hoje manual com regras sobre saúde e actividades diárias

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai publicar hoje um manual sobre saúde e actividades diárias, no âmbito das medidas de prevenção e controlo da covid-19, contendo instruções para a população e para os espaços comerciais.

A informação foi prestada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária sobre a pandemia de covid-19 em Portugal.

Este manual, disse, contém regras básicas e instruções para os clientes dos espaços comerciais, que começaram na segunda-feira a reabrir, e para os responsáveis por esses espaços e que devem ser observadas.

Entre as regras básicas está a ventilação dos espaços, nomeadamente a utilização dos sistemas de ventilação ou ar condicionado, agora ou no Verão quando o tempo ficar mais quente, disse Graça Freitas sem adiantar o que está previsto.

Sobre algumas situações específicas, Graça Freitas disse que posteriormente vão sair outras “orientações mais concretas”.

Questionada sobre a futura abertura das creches e o recurso aos avós para irem levar ou buscar os netos, a directora-geral de Saúde disse que isso está dependente da idade e situação de saúde dos avós.

“Há avós que são jovens, sem factores de risco associados e aí não envolve nenhum risco acrescido. Se tiverem uma idade avançada, nomeadamente 65, 70 ou mais anos e tiverem patologias associadas têm de ser observadas precauções e essas vão sempre no sentido de proteger os mais vulneráveis”, afirmou.

Sobre a retoma das visitas de familiares aos mais idosos que estão em lares, Graça Freitas disse que a DGS e os ministérios da Saúde e da solidariedade social estão “a terminar indicações para os próximos tempos com a preocupação de estudar formas de retomar as visitas seguras”, incluindo aqui a reabertura dos centros de dia.

“O faseamento é muito importante. Estamos a desconfinar de forma segura, controlada e faseada, criando regras para cada um dos sectores para percebemos muito bem como é que a abertura de um sector tem um impacto ou não na epidemiologia da doença”, referiu.

Fechar Menu