>
Desporto

Ministro do Desporto ainda céptico quanto ao regresso do futebol em Itália

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, voltou hoje a dizer, desta vez no parlamento, que é impossível adiantar uma data certa para um eventual regresso da ‘Serie A’ italiana de futebol.

Spadofora, que na terça-feira tinha afirmado que talvez fosse possível dizer algo no final de Maio, reafirmou que é necessário avaliar como evolui a pandemia da covid-19, mas também o protocolo de segurança apresentado pela Federação Italiana de Futebol (FIGC).

“Para o futebol, decidiu-se fazer estudos posteriores com o Comité técnico científico e haverá uma reunião amanhã [na quinta-feira]. Temos que ter em conta que o futebol não permite distância de segurança, nem o uso de medidas de protecção”, disse o governante.

O ministro alertou que o desejo de que se avance com datas para a ‘Serie A’ é oposto à necessidade de analisar dados e disse que as únicas decisões tomadas foram as de cancelar a época, em alusão à França e aos Países Baixos.

Spadafora deu ainda como certo um adiamento do regresso aos treinos em Inglaterra, num momento em que, em Itália, o governo deu luz verde para que as equipas voltem a treinar, desde segunda-feira de modo individual, e em equipa a partir de 18 de maio.

“Desejamos que as ligas possam ser retomadas, mas hoje é impossível imaginar uma data, há que ver como evoluem os contágios. A fase 2 começou apenas há dois dias”, adiantou o ministro.

As palavras do governante tiveram o objectivo de manter os níveis de alerta em alta e travar o entusiasmo quanto ao regresso do futebol, num dos países europeus mais afectados, em número de contágios e mortes, pelo novo coronavírus.

A ‘Serie A’ conta com vários futebolistas portugueses, entre os quais Cristiano Ronaldo (Juventus), Mário Rui (Nápoles), Rafael Leão (AC Milan), Miguel Veloso (Hellas Verona) ou Bruno Alves (Parma).

Fechar Menu