>
País

Bancos receberam mais de 300 mil pedidos de moratórias de créditos

Foto Gerardo Santos Global Imagens
Foto Gerardo Santos Global Imagens

Os bancos já receberam mais de 300 mil pedidos de moratórias no pagamento de créditos, indicou hoje a Associação Portuguesa de Bancos em audição no parlamento, no grupo de trabalho das comissões bancárias.

O secretário-geral da APB, Norberto Rosa, esteve hoje a ser ouvido pelos deputados do grupo de trabalho das comissões bancárias, numa audição que não foi transmitida em direto pela ARTV.

Em comunicado, a APB divulgou a intervenção inicial do seu responsável, segundo o qual os bancos “já registaram mais de 300 mil pedidos de moratórias que correspondem a créditos superiores a 25 mil milhões de euros”, o que corresponde a mais de 10% do total do crédito concedido.

Ainda de acordo com Norberto Rosa, os bancos têm dito “presente” na crise, demonstrando que “estão absolutamente empenhados no apoio às famílias e empresas”.

Desde final de março está em vigor a lei que permite a suspensão dos pagamentos das prestações de créditos à habitação e créditos de empresas (capital e/ou juros) por seis meses, de abril a setembro, estando a ser estudada pelo Governo a hipótese de essas moratórias serem estendidas.

Também os principais bancos que operam em Portugal acordaram moratórias para crédito ao consumo (não abrangido pela lei do Governo) e crédito à habitação, sendo que podem aceder à moratória clientes com quebras de 20% nos seus rendimentos (que a lei do Governo não abrange).

Fechar Menu