>
País

Testes realizados nos 36 lares da Maia revelam 168 resultados positivos

Foto JOSÉ COELHO/LUSA
Foto JOSÉ COELHO/LUSA

Os testes à covid-19 realizados nos 36 lares do concelho da Maia, num total de 1.665 utentes e profissionais testados, revelaram 168 positivos, referiu hoje a câmara local, garantindo repetição de testes até que os resultados sejam negativos.

Na Maia, no distrito do Porto, de acordo com a autarquia, foram testados “lares da rede solidária e rede lucrativa, bem como todas as estruturas de acolhimento residencial de crianças, jovens e pessoas com deficiência”, num total de 945 utentes e 720 funcionários.

“Os testes serão repetidos sempre que os resultados derem positivos para a SARS-CoV-2, passado o período determinado pela Autoridade de Saúde Local. Até 26 de abril [domingo], do total de 1.665 testes realizados, deram positivo 168”, refere nota da câmara enviada à agência Lusa.

De acordo com a autarquia, na primeira visita às instituições os técnicos do laboratório foram acompanhados por uma equipa constituída por dois médicos e um enfermeiro da delegação de saúde da Maia e por um técnico do gabinete de Saúde da câmara.

“É nosso dever tudo fazer para proteger a população sénior da Maia. É isso que temos vindo a fazer ativamente. Acabámos agora de testar utentes e profissionais de todas as instituições maiatas, assim como já fizemos as operações de realojamento temporário de idosos para desinfeção dos lares. Cumprimos o nosso dever para com os maiatos mais idosos”, refere o presidente da câmara da Maia, António Silva Tiago, citado no comunicado.

O autarca aproveita para agradecer e aplaudir o “espírito de missão das equipas do município e das autoridades de saúde”, falando em “complexa operação” concluída “em tempo recorde”.

A operação de testagem realizados nos lares neste concelho do distrito do Porto teve início em 24 de março.

Além da testagem, as equipas fizeram formação sobre procedimentos e medidas a adotar perante eventuais casos de infeção pelo novo coronavírus, designadamente a utilização correta de equipamentos de proteção individual, a higienização correta e regular de espaços, a implementação de medidas de separação de utentes e organização do trabalho adequada a prevenir a propagação da infeção, refere a autarquia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 215 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 840 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 948 pessoas das 24.322 confirmadas como infetadas, e há 1.389 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

No concelho da Maia, distrito do Porto, também de acordo com o boletim epidemiológico divulgado terça-feira registavam-se 826 casos de infeção.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu