>
Mundo

Polícia espanhola denuncia 36 pessoas por participação em festas

A polícia espanhola denunciou 36 pessoas que participaram em duas festas durante o estado de emergência em vigor devido à covid-19, uma delas com a presença de um ‘DJ’ e serviço de ‘catering’, tendo o organizador sido detido.

A Guarda Civil (correspondente à GNR) informou hoje que uma das intervenções teve lugar em Iscar (Valladolid) na noite da última quinta-feira, quando cerca de vinte pessoas saíram à rua e dançaram depois de os moradores terem aplaudido o trabalho do pessoal de saúde, como fazem diariamente nas varandas às 20:00 (19:00 em Lisboa).

Várias pessoas gravaram esse momento e o vídeo foi difundido nas redes sociais e por WhatsApp, tendo uma mensagem alertado a Guarda Civil através da aplicação ALERTCOPS, que permite enviar fotos e vídeos às forças de segurança sobre situações perigosas ou possíveis crimes.

A Guarda Civil também redigiu autos de denúncia no domingo contra outras dezoito pessoas que estavam a participar numa festa privada em Sant Josep de Sa Talaia, perto da polícia local.

No início da tarde de domingo, a polícia local alertou para a celebração de um evento ao ar livre num jardim de uma moradia isolada num terreno rural, tendo várias patrulhas de ambas as forças de segurança ido para o local.

Na entrada da propriedade, os agentes viram uma placa que anunciava a festa e verificaram que os convidados, de diferentes nacionalidades, tinham à sua disposição um serviço de ‘catering’ e havia um ‘DJ’, estando a violar o estado de emergência em vigor.

A Guarda Civil também deteve por alegado crime de desobediência o organizador da festa, que aguarda para ser chamado pelo juiz.

O “estado de emergência” está em vigor no país desde 15 de março e até 09 de maio próximo e as medidas de confinamento apenas permitem a saída para ir ao local de trabalho, para aqueles que o não possam fazer a partir de casa, ou para adquirir bens considerados essenciais.

Espanha é o segundo país com mais mortos com a pandemia por cada milhão de habitantes (503 óbitos), depois da Bélgica (622) e antes da Itália (441) e França (350), numa lista em que os Estados Unidos têm 167 e Portugal 89.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 204 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.

Fechar Menu