>
Desporto

FIFA faz pagamentos adiantados a federações para cobrir perdas

Foto EPA
Foto EPA

A FIFA anunciou hoje que vai distribuir uma verba próxima de 140 milhões de euros pelas 211 federações membros do organismo regulador do futebol mundial, para ajudar com as perdas sofridas devido à pandemia de covid-19.

Os pagamentos, relativos aos anos de 2019 e 2020, são “o primeiro passo de um plano de alívio para apoiar a comunidade do futebol, impactada pela pandemia de covid-19”, indica um comunicado da FIFA.

Citado em comunicado, o presidente do organismo, Gianni Infantino, destacou os “desafios sem precedentes” que a atual situação representa e a razão de ser do plano de apoio a quem está “em profundas dificuldades económicas”.

Parte das verbas fazem parte de um programa de desenvolvimento, adiantando desde já o que seria devido no resto deste ano, e outra parte é referente a prestações relativas a custos de operação, devidos em julho.

A estas verbas, que estão sujeitas ao cumprimento de certos critérios, soma-se o valor de cerca de 464 mil euros adicionais.

O plano de apoio terá novos passos, que estão “a ser finalizados e serão comunicados em breve”, resultando das reservas que a FIFA tem acumulado nos últimos anos e que ascendem a 2,5 mil milhões de euros.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.

Fechar Menu