>
País

Sindicato dos chefes dos guardas prisionais lamenta falta de reconhecimento

None

O sindicato que representa as chefias dos guardas prisionais lamentou hoje a inexistência de “qualquer tipo de reconhecimento” a estes profissionais, indicando que até à data “não existe registo de incidentes significativos” nas prisões.

“É com desilusão e desapontamento que deixamos nota da inexistência de qualquer tipo de reconhecimento ou palavra de apreço pelo trabalho fundamental do corpo da guarda prisional na paz e estabilidade que se vivência nos estabelecimentos prisionais neste contexto singular e acrescidas e imprevisíveis dificuldades”, refere a Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP).

A nota do sindicato que representa as chefias dos guardas prisionais foi divulgado três semanas após os reclusos estarem sem receber visitas devido à pandemia de covid-19 e de ter entrado em vigor o regime excepcional de libertação de presos.

A lei n.º 9/2020, que permite a aplicação de um perdão parcial de penas até dois anos, define um regime especial de indulto, autoriza saídas administrativas extraordinárias de reclusos e a antecipação excepcional da liberdade condicional, entrou em vigor no sábado.

Na nota, a Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional congratulou-se por não existirem, até hoje, reclusos infectados com covid-19, nem se terem registado “incidentes significativos”.

“Não existe registo de incidentes significativos na normal prossecução funcional do estabelecimento prisional, sem prejuízo de que tal possa vir a decorrer”, precisa o sindicato, dando conta que os guardas prisionais lidam “com dificuldades logísticas” nas prisões.

Portugal, em estado de emergência até 17 de Abril e onde o primeiro caso foi confirmado em 2 de Março, está na terceira e mais grave fase de resposta à doença (fase de mitigação), activada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.

Os mais recentes dados oficiais dão conta de 504 mortos e 16.585 casos de infecção confirmados em Portugal.

Em todo o mundo, o novo coronavírus já provocou mais de 112 mil mortos e infectou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infecção, quase 375 mil são considerados curados.

Fechar Menu