>
Mundo

Governo britânico adia eleições municipais por um ano e Isabel II cancela compromissos

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

As eleições municipais em Inglaterra previstas para 07 de maio vão ser adiadas por um ano devido ao surto do novo coronavírus Covid-19, noticiaram vários meios de comunicação britânicos.

As eleições estavam previstas em 118 autarquias em Inglaterra e oito ‘mayors’, incluindo o de Londres, as quais só terão lugar em 2021, segundo a BBC e Sky News.

A Comissão Eleitoral britânica tinha escrito na quinta-feira ao governo, aconselhando o adiamento até ao outono devido às preocupações não só com o potencial impacto do vírus nos eleitores, mas também nas campanhas e na capacidade de as autoridades locais organizarem o processo.

“Claramente, qualquer decisão de adiar as eleições que estão programadas é significativa e normalmente não seria desejável; no entanto, estamos em tempos sem precedentes”, referia a missiva.

O surto de Covid-19 também levou a rainha Isabel II, de 93 anos, a adiar compromissos previstos para as próximas semanas por “precaução” e por “razões práticas nas atuais circunstâncias”.

O filho e herdeiro da coroa, príncipe Carlos, já tinha adiado uma viagem planeada da próxima semana à Bósnia, Chipre e Jordânia.

No balanço feito hoje, o governo britânico confirmou ter testado 32.771 pessoas e diagnosticou 798 casos positivos, dos quais resultaram 10 vítimas mortais.

O governo britânico activou na quinta-feira a segunda fase do plano de combate ao Covid-19, destinada a controlar a propagação do novo coronavírus, urgindo a todas as pessoas com sintomas para se auto-isolarem durante uma semana.

Nas medidas anunciadas, o governo proíbe visitas de estudo ao estrangeiro e aconselha as pessoas idosas, mais vulneráveis a esta doença, a não viajarem em cruzeiros, mas não ordenou a proibição de grandes eventos nem o encerramento de escolas.

Fechar Menu