>
Mundo

União Europeia deve dobrar esforços para reduzir emissões até 2030

None

Os países da União Europeia (UE) terão de dobrar esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, se quiserem alcançar os objectivos para 2030, estima a Agência Europeia do Ambiente num relatório divulgado ontem.

A agência, que depende da UE, concentra-se nos esforços que têm de ser feitos pelos estados-membros para reduzir as emissões em sectores não cobertos pelo sistema de comércio de emissões.

Em questão estão sectores como a construção, agricultura, gestão de resíduos ou transportes, que representam cerca de 58% do total de emissões de gases com efeito de estuda na UE.

“Hoje, a mais de metade do período 2005-2030, as reduções totais alcançadas nos sectores representam apenas um terço da redução necessária até 2030, para atingir a meta dos 30% comparando com os níveis de 2005”, notam os autores do relatório.

E explicam: “A partir de 2018, a taxa anual de reduções de emissões ao nível da UE deve quase dobrar para alcançar as reduções previstas nos regulamentos sobre a repartição do esforço”.

A meta geral de redução de gases com efeito de estufa da UE até 2030 é de menos 40%, de acordo com os compromissos do acordo climático de Paris de há cinco anos. E a Comissão Europeia está sob pressão, em particular do Parlamento, para aumentar essa ambição para menos 50%, ou mesmo menos 55%.

A Agência Europeia do Ambiente salienta que, nos esforços realizados até agora, cerca de metade das reduções de emissões tiveram origem no sector de “sistemas de aquecimento e refrigeração”.

Ao contrário, os sectores dos transportes e da agricultura, que representam cerca de metade das emissões fora do mercado, tiveram “reduções muito limitadas”, segundo a Agência.

As emissões ligadas ao transporte aumentam todos os anos desde 2014, observa a AEA, avisando que se os estados-membros querem uma redução no futuro têm de tomar ou implementar medidas.

Em relação à agricultura a AEA mostra-se preocupada pelos dados que indicam que as reduções previstas são muito pequenas.

O relatório baseia-se nos números mais recentes disponíveis, de 2018, e não tiveram em consideração a saída do Reino Unido da União Europeia.

Fechar Menu