Madeira

Capitania lança aviso de vento e má visibilidade no mar até amanhã

Aviso que estende-se para o vento é endereçado aos armadores e proprietários de embarcações de recreio

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Os armadores e proprietários de embarcações já estarão avisados, sobretudo pela experiência que o actual sistema frontal está a afectar a Madeira com muita chuva e muito vento.

Mas nunca é demais avisar e a Capitania do Porto do Funchal acaba de emitir um aviso precisamente para o prolongar do mau tempo no mar para as próximas horas, muito provavelmente até terça-feira dado o aviso laranja já emitido pelo IPMA.

É precisamente com base na informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que a Capitania veio emitir o aviso de vento forte e má visibilidade, perante a situação geral do estado do tempo para a orla marítima, até às 18h00 de amanhã, 19 de Outubro, e que abrange todo o arquipélago da Madeira.

Assim, segundo o aviso, o vento soprará de sul/sudoeste, fresco a muito fresco, por vezes forte durante esta noite até à manhã de segunda-feira, diminuindo contudo para moderado a fresco a partir da tarde.

A visibilidade será moderada a fraca, por vezes má, avisa a Capitania, que aponta para que esta situação torne-se boa a moderada a partir do meio da manhã.

Quanto à ondulação na costa norte será de oeste/sudoeste com altura de 1,5 a 2,5 metros , aumentando a 2 a 3 metros a partir do início da manhã, enquanto que na costa sul, as ondas serão de sudoeste com altura de 1,5 a 2 metros, aumentando gradualmente até aos 3 metros a partir do início da manhã.

Perante este cenário, "recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo", aponta a Capitania.

Esta situação de mau tempo deverá agravar-se na terça-feira, tanto para a chuva, como para o vento, e muito provavelmente para a ondulação que deverá atingir alturas mais significativas do que estas.

Fechar Menu