Madeira

JPP acusa Secretaria da Saúde de "bloquear informação"

None

Apesar de o Governo PSD/CDS ter assumido o compromisso de “desenvolver um sistema de informação em saúde que assuma os princípios da transparência e responsabilidade social”, verifica-se uma “conduta contrária, de bloquear e impedir insistentemente o direito à informação”. A acusação parte do líder parlamentar do JPP que aponta para “tentativas deliberadas e formatadas, com a ajuda de assessorias de imprensa internas, para obstaculizar o trabalho dos deputados e impedir o direito de informação e o estado da saúde por parte dos cidadãos”.

Um comportamento que Elvio Sousa diz ser do conhecimento de todos, sobretudo dos “profissionais do jornalismo que se queixam de manobras e formas de sonegar e contornar a informação”.

Como exemplo desta situação está o facto de o JPP ter recorrido, por duas vezes, ao Tribunal, para “ter acesso às listas de espera actualizadas de 2019 e aos relatórios de gestão de 2018 e 2019”, salientando que o site do JPP é “o único espaço para os cidadãos terem acesso às listas de espera de 2019 (cirurgias, métodos complementares de diagnóstico e consultas de especialidade).

Fechar Menu