Turismo

Quase duas dezenas de madeirenses participam no congresso das agências de viagens

O 42.º Congresso da  Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) começa esta tarde, em Aveiro, evento no qual estão inscritos 670 profissionais do sector, o maior número de inscritos dos últimos 15 anos.

Entre os inscritos  contam-se perto de duas dezenas de madeirenses. Casos do secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do director executivo da AP Madeira, Roberto Santa Clara, da presidente da APRAM, Alexandra Mendonça, do reperesentante da ACIF, Sérgio Gonçalves, dos administradores do grupo PortoBay, António e Bernardo Trindade, da eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar, do deputado do PSD à Assembleia da República, Paulo Neves e do delegado da APAVT na Madeira, Gabriel Gonçalves, entre outros.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, garantiu esta manhã à Lusa que a reunião conta com 670 inscritos, de vários ramos de actividade ligados ao Turismo, como tem sido habitual noutras edições, e que "este é o congresso com maior adesão dos últimos 15 anos".

Questionado se esta adesão tem a ver com os recordes que o Turismo tem registado nos últimos anos, Pedro Costa Ferreira concordou que "tem a ver com o bom momento que o sector atravessa", mas sublinhou existirem outros motivos. "Não podemos esquecer que o sector atravessa desafios, nomeadamente de fiscalidade e competitividade", daí a APAVT acreditar que os seus associados "sintam necessidade de no seio da associação se juntarem para os discutir", disse. "É o que iremos fazer nos próximos dias", acrescentou.

'Turismo: Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade' é o tema escolhido para o 42.º congresso Nacional da APAVT, que é coorganizado pela Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal e pela Câmara Municipal de Aveiro.

A sessão oficial de abertura contará entre outros, com a participação da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.