Turismo

TAP acaba com imprensa em papel a bordo e lança quiosque digital de jornais

Os passageiros que partirem do aeroporto da Madeira em voos da TAP deixam de ser discriminados no acesso a jornais e revistas, embora em formato digital. Isto porque a companhia vai  introduzir a partir de 1 de Setembro, no seu serviço de leitura a bordo, um quiosque digital, que permite a leitura de jornais e revistas nos dispositivos móveis pessoais.

O novo serviço está já a funcionar em fase experimental, mas a partir do próximo mês estará já em pleno funcionamento, encerrando os actuais balcões de leitura. Ou seja, assim que lançar o serviço, a TAP reduz a oferta de jornais ou revistas físicos, que nunca disponibilizou nos aeroportos da Região, mantendo a sua utilização apenas no Lounge do aeroporto e na Classe Executiva de longo curso.

Os jornais e revistas deverão ser descarregados antes da hora de embarque, podendo ser vistos os respectivos títulos em modo offline no smartphone, tablet ou computador. O download só pode ser feito depois do check-in e mediante a utilização do código de reserva da viagem. Mas se o passageiro optar por uma ou mais publicações do dia em que viaja deverá reservar o download para esse dia.

O número total de publicações a que o passageiro tem acesso em cada serviço de voo está dependente das condições da respetiva tarifa. Para clientes TAP Executive, existem até sete títulos diferentes disponíveis; para TAP Plus serão três títulos; TAP Classic ou Basic dois títulos e TAP discount haverá acesso a um título por passageiro.

Os Clientes Victoria Silver podem, em qualquer circunstância, fazer o download de três títulos e os Clientes Victoria Gold sete títulos. Se for um Cliente Corporate ou detentor de um cartão TAP AMEX Platinum terá acesso a sete títulos (exceto se viajar em tap|discount, onde se aplicam as regras da tarifa).

"Com esta mudança os passageiros deixam de ficar dependentes das publicações existentes no balcão de leitura a bordo ou disponíveis a bordo, melhorando as opções de oferta dos títulos pretendidos", refere a companhia, sublinhando que a escolha das publicações está dependente dos títulos disponíveis na plataforma digital selecionada, sendo certo que a "TAP está a diligenciar para que seja possível gradualmente alargar o leque de escolha".

"A companhia continua a seguir as tendências da indústria, permitindo adicionalmente este modelo reduzir o peso do avião com benefícios para o meio ambiente", sublinha a TAP em comunicado.