Turismo

TAP sem receio de concorrência da Turkish Airlines em Moçambique

A TAP declarou que não receia a nova ligação da Turkish Airlines a Moçambique, que será inaugurada hoje, realçando que "tem um produto competitivo e está habituada à concorrência".

"Não temos receio da concorrência e não temos qualquer alteração prevista à nossa operação", adiantou à Lusa fonte oficial da transportadora portuguesa, que mantinha o monopólio das ligações diretas entre Moçambique e a Europa.

A Turkish Airlines inaugura na quarta-feira a rota Istambul-Maputo, adiantou a transportadora turca em comunicado enviado à Lusa.

O primeiro voo da Turkish Airlines vai aterrar no Aeroporto Internacional de Maputo ao início da tarde.

A TAP era a única companhia a assegurar ligações diretas entre Moçambique e a Europa, uma vez que as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) permanecem na lista negra das companhias impedidas por Bruxelas de sobrevoar o espaço europeu.

A nova ligação da companhia aérea da Turkish terá três frequências semanais, às quartas, sextas e domingos, sendo Moçambique o 45.º destino africano da companhia e o 111.º em todo o mundo.

"O aumento de interesse por parte de investidores e turistas em Moçambique revelou-se uma boa oportunidade para a Turkish Airlines dar resposta à crescente procura", declarou Hüseyin Alper Kuru, diretor-geral da empresa, sublinhando que a duplicação da capacidade do Aeroporto de Maputo para processar 900 mil passageiros por ano foi a "janela de oportunidade" para abrir esta rota.

A nova ligação vai ser assegurada por um Airbus 330-300 com capacidade para 261 passageiros em classe económica e 28 em executiva e terá uma campanha de lançamento válida até 31 de janeiro de 579 euros por passagem a partir de Istambul.

Os preços praticados pela TAP na sua ligação a Maputo são alvo de queixas frequentes dos passageiros, que, no pico do Natal, chegam a pagar mais de 3,5 mil euros por uma passagem de ida e volta.

No ano passado, as autoridades moçambicanas e francesas assinaram um memorando para a criação de uma ligação aérea entre os dois países.

Além de França, o Instituto de Aviação Civil de Moçambique celebrou um memorando similar com a Holanda, cuja principal companha aérea, KLM, está associada à Air France.