Turismo

Taxa de ocupação dos hotéis no Porto atinge sábado os 96%

O departamento de turismo da Câmara Municipal  do Porto estima que a taxa de ocupação hoteleira atinja os 96 por cento  no sábado, último dia do festival Primavera Sound, que decorre no Parque  da Cidade.

Segundo os dados da autarquia, a que a Lusa teve acesso, a ocupação  média de quinta a sábado (os três dias do evento) é de 91 por cento, tendo  rondado os 76 por cento de segunda a quarta-feira, números bem superiores  à ocupação média anual, estimada em 51 por cento.

Tendo em conta os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística  (INE) referentes à disponibilidade hoteleira no concelho portuense, pelo  menos 11 mil turistas pernoitarão na cidade no fim de semana, admitindo  como base de cálculo as cerca de 12 mil camas oficialmente contabilizadas  em 2012.

Segundo o departamento municipal, conforme uma amostra recolhida na  área de chegadas do Aeroporto Sá Carneiro, os visitantes que chegam por  via aérea são oriundos dos seguintes 10 países, por ordem decrescente: Inglaterra,  Espanha e França, Itália, Portugal, Bélgica, Brasil, Japão, Holanda, Ucrânia,  Argentina e Suécia.

Entretanto, e sem a chuva que molhou o Porto durante toda a manhã, o  segundo dia de concertos arrancou sem qualquer sobressalto e com alguma  prevenção, nomeadamente com a colocação de relva sintética na área mais  perto dos palcos, tradicionalmente mais castigada pelos espetadores.