Turismo

Novo terminal 2 do aeroporto de Heathrow já está a funcionar

O novo Terminal 2 – a “casa” da Star Alliance em Heathrow – abriu hoje as portas para dar as boas-vindas aos seus primeiros passageiros, assinalando o início de uma nova experiência de viagem para os 12 milhões de passageiros da Star Alliance que utilizam o maior aeroporto do Reino Unido todos os anos.

A United foi a primeira companhia membro da Star Alliance a mudar-se para as novas instalações, conhecidas como Terminal 2 | the Queen’s Terminal, em homenagem a sua Majestade, a Rainha  Isabel  II. Todas as 23 companhias da Star Alliance que operam em Heathrow vão mudar para o Terminal 2 nos próximos seis meses. Esta será a primeira vez que todas as companhias estarão juntas no mesmo espaço no aeroporto.

“Após vários anos de planeamento e construção, testes e otimização, a Star Alliance tem orgulho em dar as boas-vindas aos primeiros passageiros no novo terminal,” declarou o CEO da Star Alliance, Mark Schwab. “É particularmente significativo que seja um dos nossos cinco membros fundadores, a United, a operar os primeiros voos deste terminal, o qual estabelece novos padrões no atendimento ao cliente da aliança e proporciona uma experiência de viagem consistente neste importante hub.”

O Terminal 2, desenhado pelo arquiteto Luis Vidal, foi conjuntamente desenvolvido por Heathtrow, pela Star Alliance e pelas companhias que a integram, com o objetivo de criar um hub verdadeiramente único num dos mais importantes aeroportos internacionais de todo o mundo.

Otimizado para as necessidades dos passageiros da atualidade, as instalações das 23 companhias aéreas da Star Alliance estão integradas a um nível sem precedentes,  estabelecendo um novo patamar para um serviço ao cliente de excelência. Logo que todas as companhias migrarem para o Terminal 2, as ligações para os passageiros em trânsito serão mais confortáveis do que nunca em Heathrow, com um tempo mínimo de ligação de apenas 60 minutos.

As datas para a mudança das restantes 22 companhias foram cuidadosamente planeadas, de forma a garantir que cada grupo de companhias disponha do tempo necessário para integrar as suas operações, antes de se proceder à sua  mudança efetiva.

A Air Canada, a Air China e a ANA serão os utilizadores seguintes do novo terminal, transferindo as suas operações para o T2 a partir de 18 de Junho. Em Julho, será a vez de a Aegean, EVA Air, THAI e Turkish Airlines mudarem, assim como a Avianca, que lança voos entre Londres e Bogotá no dia 4 de Julho.

Após um intervalo durante o período das férias de verão na Europa, as mudanças são retomadas em setembro com a EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, Scandinavian Airlines e Singapore Airlines. Por fim, outubro vai assistir à chegada ao T2 da Air New Zealand, Asiana Airlines, Austrian, Brussels Airlines, Croatia Airlines, LOT Polish Airlines, Lufthansa, South African Airways, SWISS e da TAP Portugal.

A arquitetura do terminal define, logo à partida, um tom positivo para a viagem do passageiro, através da utilização da luz natural, que cria uma atmosfera aberta e arejada. A ampla e aberta área do check-in  é diretamente adjacente à área do controlo de segurança. Os passageiros saem da Segurança no piso superior de um hall duplo de partidas internacionais, com uma larga vista panorâmica para o aeroporto.

Este é apenas um dos exemplos da lógica dos fluxos de passageiros que caracteriza o design do terminal. Os passageiros de partida ou os de chegada atravessam o edifício em níveis diferentes, orientados por uma clara sinalização. Os passageiros em transferência seguem por um canal diferente desde a porta de desembarque até ao controlo de segurança e juntam-se depois ao fluxo dos passageiros de partida.

A tecnologia está integrada em toda a experiência no terminal e é largamente utilizada, conferindo ao passageiro o controlo da sua viagem. A área de check-in foi especialmente idealizada para garantir rapidez e eficiência. As companhias aéreas estão agrupadas em zonas, encontrando-se disponíveis 81 quiosques de self check-in comum, que podem ser utilizados por qualquer passageiro para efetuar o respectivo check-in e/ou imprimir a etiqueta de bagagem antes de dirigir-se aos balcões de bag drop para entregar a sua bagagem a um agente.

Existem também balcões de check-in tradicionais, disponíveis para atendimento dos passageiros de Primeira classe, classe Executiva e passageiros Star Alliance Gold, dispondo os passageiros Premium também de uma opção fast-track, que agiliza a sua passagem pelo controlo de segurança.

Oito das 12 portas no T2B satélite irão permitir o auto-embarque, o que significa que os passageiros passam simplesmente por uma barreira mecânica para embarcar nos respetivos voos.

Serão quatro os lounges das companhias aéreas disponíveis para os passageiros premium, incluindo os detentores do estatuto Star Alliance Gold. Esses lounges estão localizados no edifício do terminal principal e no satélite, para que os passageiros com acesso aos mesmos possam descansar próximo da sua porta de embarque.

Prevê-se que o forte hub da Star Alliance em Heathrow atue como catalisador do crescimento global do transporte de passageiros para Londres e contribua para aumentar a atratividade de Heathrow enquanto aeroporto internacional para o tráfego em transferência, reforçando o bom posicionamento de Heathrow para as viagens  do passageiro frequente internacional.