Luís Parreirão assume presidência da SATA na próxima semana
O ex-secretário de Estado das Obras Públicas Luís Parreirão assumirá na próxima semana o cargo de presidente do conselho de administração da transportadora aérea SATA, anunciou hoje o Governo dos Açores.
"O novo conselho de administração do Grupo SATA entrará em funções na próxima semana, na sequência da recomposição originada pela assunção de funções de presidente do conselho de administração de Luís Parreirão", revela o executivo açoriano, num comunicado.
Luís Parreirão, que foi secretário de Estado das Obras Públicas de um governo do socialista António Guterres, era já administrador da SATA desde maio do ano passado, passando agora a presidir ao conselho de administração da transportadora aérea dos Açores, em substituição de António Gomes Menezes.
No comunicado hoje divulgado, o executivo açoriano destaca que Parreirão "tem uma vasta experiência no setor público na área da Administração Pública e, no setor privado, na área da gestão de empresas, tendo assumido diversos cargos nas respetivas administrações, incluindo presidente e CEO".
O novo conselho de administração do Grupo SATA integra ainda Francisco Franco, Isabel Barata, Francisco Gil e João Bettencourt Soares.
Francisco Franco foi técnico superior da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas e administrador da Universidade dos Açores.
Isabel Barata foi diretora regional do Turismo dos Açores, entre 2002 e 2008, e é administradora do Grupo SATA desde 2010.
Francisco Gil foi diretor executivo da Associação de Turismo Açores e é também administrador da SATA desde 2013.
"O novo conselho de administração do Grupo SATA é reforçado com a entrada de João Bettencourt Soares", lê-se no mesmo comunicado, que revela que este licenciado em engenharia aeronáutica "tem desenvolvido a sua atividade no setor privado na área da manutenção e engenharia aeronáuticas, incluindo a responsabilidade de, nesse âmbito, assegurar a ligação com a autoridade aeronáutica, bem como a definição das questões relativas a segurança e qualidade nessa área".
António Gomes Menezes era presidente do conselho de administração da SATA desde 2007. Diversos meios de comunicação social regionais noticiaram na semana passada que apresentou a demissão alegando motivos pessoais.