Turismo

Capacidade de inovar fortalece cidades turísticas

Inovar no modelo de negócio; apostar em plataformas digitais e redes sociais; gerir o preço de forma estratégica; aumentar a rentabilidade através da exploração de activos de terceiros, da consolidação da oferta e dos serviços partilhados; apostar nos destinos onde já somos conhecidos; ter voz única e capacidade de atrair quem não vem; adequar oferta às expectativas e cuidar da complementaridade da oferta; optar pelo marketing integrado; fazer promoção de marcas; preocupar-se com a redução de gastos.

Esta são apenas 10 das soluções propostas no estudo da PriceWaterhouseCoopers sobre a Dinâmica das Cidades Europeias e que, segundo o DIÁRIO apurou, deverão ser partilhadas hoje na VIII Conferência Anual do Turismo, de modo que possam contribuir para o desenvolvimento do turismo madeirense. O evento decorre a partir das 9h15 no Centro de Congressos da Madeira e tem as ‘Cidades’ como tema.

O estudo da PwC conclui que há optimismo no turismo das 18 cidades analisadas, todas capitais culturais e centros de finanças e comércio, incluindo Lisboa, capital que está no Top 15 no MICE, é o 1.º destino europeu em city breaks, o 2.º melhor destino da Europa, a 4.ª cidade mais bonita do mundo e a melhor na relação qualidade-preço. Logo, é uma das cidades com um forte potencial de crescimento em 2015, o que por efeito contágio pode animar o mercado regional.

Na melhor das hipóteses, a hotelaria portuguesa tem pela frente a perspectiva de três anos consecutivos de subida do rendimento disponível por quarto (RevPAR), com subidas de ocupação apesar dos aumentos de oferta e até de uma ligeira recuperação do preço médio (ADR).

O estudo recupera o essencial de 2013, para realçar o aumento da procura externa na Europa, o crescimento do RevPar na maioria das cidades, com Dublin, Lisboa.

Zurique e Edimburgo a liderar, mas também a acentuar que o sector está, em termos de ADR, praticamente a níveis de pré-recessão em termos nominais (-5,7%) e ainda bastante abaixo em termos reais (-17,9%).

Sobre Lisboa, o estudo enfatiza os 65% de taxa de ocupação, mais 4,2% que no ano anterior, o que faz que a capital portuguesa tenha sido a 2.ª a crescer nesse aspecto. Lisboa é 8.ª em ADR com crescimento de 1,4% e 4.ª em RevPar, fruto da subida de 5,7% para 55,10 euros.

Três números

32% - As férias continuam a ser a principal prioridade para 32% dos consumidores europeus.

2,7% - A capital portuguesa vai ter um crescimento de 2,7% na ocupação hoteleira no próximo ano, sendo a cidade europeia com um acréscimo mais visível

10  - Lisboa terá 10 novos hotéis na cidade, essencialmente de quatro estrelas, e de ‘boutiques’ no centro, que possibilitarão a criação de mil novos quartos.

Programa de luxo

9h15 - Sessão de abertura- Eduardo JesusPresidente do Secretariado Regional da Madeira da Ordem dos Economistas

- Rui Leão MartinhoBastonário da Ordem dos Economistas

- Conceição EstudanteSecretária Regional da Cultura, Transportes e Turismo em representação do Presidente do Governo Regional da MadeiraKeynote speaker- José Tolentino MendonçaVice-Reitor da Universidade CatólicaÉ Por um Mapa Secreto que se Chega ao Coração de um Lugar

11h-12h30 - I Painel - A Afirmação das Cidades Como Destinos TurísticosModerador- Paulo PradaPresidente da Assembleia Geral da APRAMOradores:- César GonçalvesPartner da PWCA dinâmica das cidades europeias

- Fernando MedinaVice-Presidente da Câmara Municipal de LisboaLisboa: A Importância da Cooperação Institucional

- M. Abderrahim BentbibDiretor do Conselho Regional do Turismo de MarraquexeMarraquexe: O Contributo da Visão e da EstratégiaDebate14h-15h30 - II Painel - A Atractividade Turística das CidadesModerador- Mário MachadoPresidente Adjunto da Associação de Turismo de Lisboa

Oradores:

- David SamuPartner da PWC EspanhaBarcelona: Smart City

- Carlos FirmeEconomista-Chefe do BanifAmesterdão: Atracção pela Diferença

- José RoquetteAdministrador do Grupo PestanaA Perspectiva do Investidor16h-17h30 - III Painel - A Sustentabilidade das Cidades TurísticasModerador: Rui Campos MatosArquiteto e InvestigadorOradores:

- Paolo MottaMembro do Comité Internacional de Cidades e Vilas HistóricasVeneza: O Equilíbrio Perdido

- Daniel FreyCEO da Green GrowthCopenhaga: A Opção pela Sustentabilidade17h30-18h - Sessão de encerramenton José Ivo CorreiaPresidente da Mesa da Assembleia-geral da DRM da Ordem dos Economistasn Rui Leão MartinhoBastonário da Ordem dos Economistasn Adolfo Mesquita NunesSecretário de Estado do Turismo