Turismo

Turismo vai redescobrir apoios

O ‘roadshow’ de apoio ao investimento  no Turismo vai passar pela Madeira no primeiro trimestre deste ano.  A data ainda não está definida, mas é ponto assente que a iniciativa do Turismo de Portugal  não excluirá as ilhas.

O objectivo deste ‘roadshow’ é reforçar a proximidade entre o mercado e as empresas do Turismo, proporcionando-lhes o acesso a informação sobre as soluções de financiamento mais adequadas às suas especificidades e à actual conjuntura, incentivando o empreendedorismo, a consolidação da estrutura financeira das empresas e a valorização da oferta turística.

A rede de parceiros dinamizada pelo Turismo de Portugal para o financiamento das empresas turísticas congrega sociedades de Garantia Mútua (Lisgarante, Norgarante, Garval), as entidades gestoras dos Fundos Revitalizar (Explorer Investments, Oxy Capital e Capital Criativo) e da Iniciativa Jessica (Banco BPI e Caixa Geral de Depósitos), a Federação Nacional de Associações de Business Angels (FNABA), a Portugal Ventures e as Instituições de Crédito parceiras.

O ciclo de sessões informativas visa apoiar as empresas do sector, nomeadamente criando condições para que as mesmas acedam a mecanismos que possam cobrir adequadamente as respectivas necessidades de financiamento.

1.500 interessados

As sete sessões  informativas sobre mecanismos de apoio ao investimento já realizadas no Continente atraíram mais de 1.500 presenças, entre profissionais de empresas da hotelaria, restauração, animação e operação turística.

Além das soluções desenhadas pelo Turismo de Portugal em parceria com o sector financeiro e com as sociedades de garantia mútua, têm sido apresentados ao sector do Turismo instrumentos alternativos como fundos de reabilitação urbana, os fundos Revitalizar, capital de risco e soluções de financiamento promovidas por investidores individuais .