Turismo

Estratégia para atrair turistas brasileiros envolve contacto directo com operadoras

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo  Mesquita Nunes, afirmou em São Paulo que a estratégia para atrair turistas brasileiros envolve o contacto direto com operadoras do país e da projecção da imagem de Portugal.

"Não é possível manter o número de crescimento que estávamos a ter de turistas brasileiros. É importante continuar a crescer, e trabalharemos para fidelizar e manter o turista", disse Mesquita Nunes à imprensa na noite de quinta-feira, durante a 41ª Feira de Turismo das Américas da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

O secretário realçou que a rede de delegados do Turismo de Portugal no estrangeiro está a ser reformulada, com o estabelecimento de objectivos diferenciados para cada destino, como um número pré-determinado de reuniões e contactos a serem feitos.

No Brasil, a meta envolve a projecção da imagem de Portugal como um país europeu e moderno, ainda desconhecido dos brasileiros.

"Essa imagem deve ser trabalhada não só do ponto de vista turístico, mas também social e cultural", disse Mesquita Nunes.

Outro objectivo em relação ao turista brasileiro é fazê-lo permanecer mais tempo em Portugal quando tiver de fazer uma escala no país, mas o secretário não revelou nenhuma nova ação para cumprir o objetivo.

Uma das apostas para melhorar a promoção de Portugal no Brasil é o recurso a ferramentas na Internet considerando que o perfil do turista que chega do país é jovem, segundo Mesquita Nunes.

O governante disse também que o Brasil continua a ser um país prioritário nos investimentos para atrair turistas, mesmo nos próximos anos, em que receberá grandes eventos desportivos (Mundial2014 e Jogos Olímpicos de 2016) que costumam diminuir as viagens internacionais.

Para Mesquita Nunes, a desvalorização da moeda brasileira, o real, contra o dólar e o euro, não assusta os números do turismo.

O secretário disse ter sido informado pelo ministro brasileiro do Turismo, Gastão Vieira, de que essa flutuação não afecta significativamente as viagens internacionais dos brasileiros porque eles costumam comprar a crédito e a prestações e o importante é que os valores mensais caibam em seus orçamentos.

Mesquita Nunes acrescentou que uma das intenções da sua viagem ao Brasil é o fortalecimento das relações entre os países e inclui a assinatura de uma parceria que permite a formação de estudantes brasileiros de turismo na Escola de Setúbal.

Já sobre o concurso público para os cargos de presidente e vice-presidente do Turismo de Portugal, o secretário afirmou que a seleção ocorrerá em breve e que, até o fim do ano, os cargos estarão ocupados.