Turismo

Segurança encontra pedras na pista do aeroporto Internacional de São Vicente, Cabo Verde

A Empresa de Aeroportos e Segurança Aérea, Asa, confirmou hoje que foram encontradas, no domingo, três pedras na pista do Aeroporto Cesária Évora, em São Vicente.

É a segunda vez este mês que pedras foram encontradas no aeroporto. No passado dia 15, um ATR dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) embateu numa pedra com mais de 50 centímetros de comprimento por 30 de largura colocada na zona de circulação do 'Taxyway' do aeroporto.

Na ocasião, a Polícia Judiciária iniciou uma investigação para determinar como é que a pedra foi parar à pista.

Entretanto, o coordenador de segurança da empresa Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), João Monteiro, confirmou que foram encontradas três pedras no caminho de circulação do Aeroporto Cesária Évora, em São Vicente, no domingo, mas explicou que desta vez não houve qualquer incidente.

"É importante sublinhar que não houve qualquer incidente, já que não havia qualquer operação na pista naquele momento, mas as pedras foram encontradas pelo nosso pessoal operacional que estava a fazer vistoria às pistas", explicou.

O assunto já está a ser investigado pela Policia Judiciária, que ainda não emitiu nenhuma informação sobre o assunto.

Fonte da PJ afirmou, no entanto, que se está a trabalhar na hipótese de que as pedras tenham sido colocadas na pista de "forma propositada", já que, tendo em conta o tamanho das pedras, não podiam ter sido arrastadas pelo vento até à pista.