Turismo

Madeira à conquista do título de melhor destino insular do Mundo

Depois de ter sido eleita no Verão o melhor destino insular da Europa, a Madeira soube ontem que vai disputar o título mundial na mesma categoria, nos World Travel Awards, também conhecidos por serem os ‘óscares do turismo’.

Para vencer a categoria, a Madeira vai ter que esperar pela generosidade dos votantes. A mobilização está já em marcha e fez-se sentir mal o dnoticias.pt deu em primeira mão a novidade, até porque vai medir forças com Bali (Indonésia), Barbados, Cook Islands, Creta (Grécia),  Jamaica,  Maldivas,  Maurícias,  Seychelles,  Sicília (Itália), Santa Lucia e Zanzibar (Tanzânia).

As votações decorrem ‘online’ até 10 de Novembro, em www.worldtravelawards.com/vote. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para 30 de Novembro, em Doha, no Qatar.

O funchalense The Vine Hotel, eleito na ronda europeia que ocorreu na Turquia, no final de Agosto, melhor Hotel de Design da Europa, também disputa a categoria mundial.

Criados em 1993, os World Travel Awards reconhecem os melhores exemplos de boas práticas no sector do Turismo, à escala global. Para além das duas nomeações madeirenses, Portugal leva à gala mundial mais oito trunfos na classe World. Casos do Algarve, que ambiciona ser o melhor destino de praia, e Lisboa que disputa o melhor destino de ‘city breaks’, ou seja, de escapadelas urbanas.

Um dos candidatos  lusos a   melhor resort de golf é o Quinta do Lago, no Algarve, de onde surge um dos hotéis incluídos na lista dos melhores resort de luxo e resort na generalidade, o Conrad Algarve, bem como o melhor villa resort, o Martinhal. Destaque ainda para a concorrente nacional  na melhor companhia de conservação na área de safaris, a Parques de Sintra - Monte da Lua.

A euroAtlantic airways é candidata a melhor companhia aérea charter do Mundo e vai disputar esta categoria dos World Travel Awards, aguardando pelos votos do interessados.

A outro nível,  no Qatar serão ainda anunciados os prémios para os melhores do mundo em tecnologias turísticas. A TAP que se notabilizou no ano passado obtém uma nomeação, para melhor site de companhia aérea. O VisitPortugal.com vai disputar a categoria de melhor site de um turismo oficial.

A gala mundial deverá contar com a presença de representantes do turismo madeirense, o que não aconteceu na  cerimónia turca. Em declarações ao DIÁRIO e à TSF, Conceição Estudante (ver reacção) garante não estar a pensar na hipótese de viajar. Julga que para já importa  mobilizar vontades para que a Madeira seja distinguida. Entende que o destino tem uma quantidade de requisitos que farão a diferença e uma qualidade ímpar feita de natureza, de diversidade da oferta e de serviços.

Para os prémios WTA, votam mais de 180 mil profissionais de turismo, com voto que vale por dois, mas também todos os interessados que se registarem já no site.