Madeira

Trabalhadores da ARM fazem greve em Abril

None

Os trabalhadores da ARM – Águas e Resíduos da Madeira, reunidos em plenário geral no dia 20 de Março, decidiram partir para a greve no próximo mês de Abril. Esta foi a forma encontrada pelos trabalhadores para fazer face aos baixos salários e à falta de progressão na carreira.

Entendem que o comportamento da Administração da Empresa “é de todo reprovável, por configurar má-fé negocial ao ter decidido de forma unilateral interromper a negociação, para desta forma chantagear os trabalhadores, procurando impor o quero posso e mando”.

De acordo com a nota enviada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividade ao Ambiente do Centro Sul e Regiões Autónomas, a empresa apresentou uma proposta de valores de remuneração mínima e algumas categorias inferiores aos praticados em 2009.

Diz ainda que os trabalhadores não têm actualizações salariais há já vários anos e a última proposta de tabela salarial, apresentada pela Administração ficou muito aquém das possibilidades da empresa, acusando o Governo Regional de não tratar de igual forma os trabalhadores de empresas que prestam um serviço público indispensável à população da Madeira.

Nesse sentido e tendo em conta que a Administração da empresa não aceitou as propostas apresentadas pela comissão negociadora sindical e reivindicações dos trabalhadores, sobre valores das remunerações mínimas; ma tabela salarial que valorize o trabalho e os trabalhadores; carreiras profissional e definição de funções, que respeitem e valorizem os trabalhadores e contratação de novos trabalhadores em falta em várias áreas na empresa, entre outras reivindicações, os trabalhadores vão declarar greve durante o mês de Abríl em dias e em moldes a anunciar.