Madeira

PS-Madeira está preocupado com o Turismo e exige medidas e responsabilidades

Aumento da contingência na promoção de 700 mil euros não é suficiente

None

O PS-Madeira observa os últimos dados do sector turístico na Região com muita preocupação e conclui que o Governo Regional não preparou medidas que acautelassem problemas decorrentes da desvalorização da libra, do Brexit, ou da falência de companhias aéreas e não percebe “como é que o Governo se diz surpreendido com reduções de 25% e de 15% nos mercados alemão e inglês, no mês de Janeiro, quando em Dezembro já houve uma quebra substancial nesses dois mercados fundamentais para o turismo na Região”. Sem qualquer capacidade de antecipação, diz o PS, “o Governo Regional diminui o orçamento da APM, tendo em modo de contingência injectado mais 700 mil euros, que só terão execução no 2.º semestre”.

Fevereiro registou novamente quebras nos mercados alemão e britânico que representam metade das dormidas na Madeira. “O Presidente do Governo afirma que compensámos com o mercado nacional e francês, mas isso é simplesmente uma mentira porque esses dois mercados representam respectivamente 11,5% e 4,5% das dormidas na Região”, sendo impossível compensarem as quebras na Alemanha e no Reino Unido.

O PS-M verifica que a Air Berlin pediu insolvência em Agosto de 2017 e a Monarch no ínicio de Outubro, mas “os seus lugares estão a ser assumidos por outras empresas de aviação, portanto há algo de estruturante a acontecer que não passa apenas pela questão das companhias aéreas”.

Quebras em vários indicadores importantes

Entende o PS que, embora o RevPar e os proveitos do sector tenham crescido, há vários indicadores que deveriam obrigar a medidas de fundo, de modo a acautelar o curto e médio prazo do sector, que voltou a ter concorrência forte dos destinos mediterrânicos.

“Conforme se pode observar na publicação da Direcção Regional de Estatística sobre o estado do turismo na Região, já em Dezembro o número de dormidas desceu em termos homólogos (-0,3%), enquanto que no conjunto do País houve um aumento de 9,8%. A Região é a única em contraciclo, sendo que representamos 15% das dormidas ocorridas no território nacional.

Também a estadia média em 2017 na Região diminui em relação a 2016, passando de 5,4 noites para 5,23”.

A taxa de ocupação-cama aumentou apenas 0,5%. “A questão da redução da estadia média é alarmante, pois basicamente significa que a região necessita de mais turistas para compensar a redução na estadia, com os custos associados na promoção. Tendo em conta os constrangimentos no aeroporto, que condicionam cada vez mais o sector, esta variável torna-se ainda mais relevante.

Torna-se necessário, além da promoção no exterior, aumentar e melhorar os eventos turísticos e culturais na região, bem como melhorar as condições dos locais de referência para o turismo de natureza. Há cada vez mais queixas sobre a falta de manutenção dos trilhos, da falta de sinaléctica, e falta de segurança”.

Por tudo isto, o Partido Socialista - Madeira continuará a acompanhar com preocupação os desenvolvimentos no sector, e exigir medidas concretas que qualifiquem e que aumentem a promoção do destino Madeira.