DNOTICIAS.PT
Madeira

Quase 4 mil animam Porto do Funchal

Movimento no Porto do Funchal levou a ajustes internos no porto, com o navio-patrulha NRP Zaire a ter de sair do Cais 4 para permitir a entrada do Lobo Marinho

None

Quatro cruzeiros de luxo, um mega-iate e um veleiro animam a cidade e prometem muito movimento no mar e nem tanto em terra. O Porto do Funchal recebe esta sexta-feira quatro navios de cruzeiro vocacionados para um público premium, um mega-iate e um navio-escola, conforme nota da APRAM. No total, ao longo do dia, chegam à Madeira 3.885 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O movimento começou ainda de madrugada, com a chegada do Silver Ray vindo de Lisboa. Com 565 passageiros e 530 tripulantes, o navio é comandado pelo italiano Giovanni Battista Schiaffino e agenciado pela Agência Ferraz. Vai ficar na Pontinha até às 18h00, hora em que segue viagem para Hamilton, nas Caraíbas.

Um pouco mais tarde, pelas 7h30, entrou no porto o Bollete, com 1.058 passageiros e 605 tripulantes. Numa escala agenciada pela JFM Shipping, o navio, comandado pelo croata Davor Dubravica, chegou de Liverpool (Reino Unido) e segue às 17h30 rumo a Santa Cruz de La Palma.

O terceiro a chegar foi o Alexander Von Humboldt II, um navio-escola alemão que navega com 72 pessoas a bordo. O capitão é o alemão Benjamin Jahn. O navio chegou às 9h00 vindo de Casablanca, realiza uma operação de desembarque no Cais 6 e segue depois para fundeadouro. Agenciado pela Blatas, permanecerá na Madeira até ao dia 25 deste mês, seguindo posteriormente para Santa Cruz de Tenerife.

Ao início da tarde, por volta do meio-dia, chegaram mais dois navios: o Amadea, com 466 passageiros e 317 tripulantes, e o Le Bougainville, com 256 pessoas a bordo (136 passageiros e 120 tripulantes). Ambos pernoitam no Funchal. O Amadea, agenciado pela Blatas, chegou às 12h00 da ilha britânica de Portland e vai ficar no Cais 6, partindo às 13h00 de sábado rumo a Santa Cruz de La Palma. O capitão é o alemão Elmar Wilfried Muehlebach.

Meia hora depois entrou o Le Bougainville, também agenciado pela Blatas. O navio é comandado pelo francês Gilles Charles Antoine Thomas, vem de Casablanca (Marrocos) e seguirá no sábado, às 14h00, em direção a Santa Cruz de La Palma, permanecendo na Pontinha até à partida.

Também para passar a noite chega o mega-iate Avanti, a navegar sem passageiros e com 15 tripulantes. Capitaneado pelo norte-americano Stephen Burke, chegou às 15h00 vindo de Portsmouth, no Reino Unido. Vai abastecer na Pontinha e depois ficará em fundeadouro até domingo, quando seguirá para Fort Lauderdale, na Florida (EUA). A escala é agenciada pela Transinsular.

“Todo este movimento levou a ajustes internos no porto, com o navio-patrulha NRP Zaire a ter de sair do Cais 4 para permitir a entrada do Lobo Marinho, que esta sexta-feira realiza duas viagens para o Porto Santo”, refere ainda a APRAM, dando nota de alguns constrangimentos reportados pelo DIÁRIO esta tarde.

No fim de semana, o movimento de navios continuará. Os que pernoitam irão cruzar-se no sábado com o Arcadia e com o MSC Musica, que chegam de manhã trazendo, em conjunto, 6.232 pessoas — 4.437 das quais passageiros — para passar o dia na Madeira. No domingo, chega o Vista, com 1.041 passageiros e 780 tripulantes.